Outros

Ministério da Saúde e município do Rio de Janeiro dialogam sobre atenção primária local

08/02/2021

Em busca de uma Atenção Primária à Saúde (APS) forte e resolutiva, e considerando o contexto da pandemia, representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro se reuniram, na manhã da última sexta-feira (5), para dialogar sobre os projetos locais voltados à APS.

O encontro aconteceu na prefeitura municipal da cidade, com objetivo ministerial de apoiar o município nas ações voltadas à prevenção de agravos, com foco no cuidado materno-infantil e na ampliação da cobertura da atenção primária na Região.

“O Ministério da Saúde é parceiro dos estados e municípios e vê na sua relação com o Rio de Janeiro algo produtivo, com parceria que deve se expandir para que possamos beneficiar a capacitação e a otimização da Rede de Atenção à Saúde de todo o País”, colocou o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (Saps), Raphael Parente, líder da comitiva que visitou o Rio de Janeiro. 

Além do secretário, estiveram presentes na reunião o diretor de Ações Programáticas e Estratégicas da Saps (Dapes), Antônio Braga Neto, e o secretário Municipal de Saúde do RJ, Daniel Soranz. “Estamos empenhados em fazer projetos com o MS para avançar no cuidado à atenção primária na cidade do Rio e recompor as equipes de Saúde da Família. Também é importante avançarmos na melhoria dos indicadores de atenção primária da cidade, principalmente relativos à mortalidade materna, o cuidado materno-infantil e à tuberculose”, colocou Soranz.

Segundo o diretor do Dapes, Antônio Braga, o secretário Soranz agrega um conjunto de potencialidades na gestão da rede de APS da cidade. “Isso torna o diálogo do MS com a Secretaria Municipal estratégico. A cidade viveu um importante desenvolvimento da APS, cujas lições e potencialidades precisam ser consideradas ministerialmente para que possam ser aprimoradas, difundidas e replicadas em outras capitais brasileiras”, acredita.

Na ocasião, também foram discutidas estratégias para a redução da mortalidade materna; para a prevenção da sífilis congênita; e para o tratamento de hanseníase e da tuberculose na APS. Representantes do MS apresentaram ao município, ainda, a nova proposta do Previne Brasil para 2021, o programa de financiamento da APS. Ela busca assegurar recursos aos municípios, com adoção de medidas de aporte financeiro federal para fortalecer a atenção primária brasileira diante da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da epidemia do coronavírus.

Agenda no Rio de Janeiro

A comitiva do Ministério da Saúde também visitou a Clínica da Família Odalea Firmo Dutra e o Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz (IFF/Fiocruz), onde discutiu temas relativos à expansão e ampliação de atividades do QUALINEO, a partir de parceria firmada em novembro de 2020

A estratégia foi criada pelo MS, com a coordenação executiva do IFF/Fiocruz, e visa à redução das taxas de mortalidade neonatal e à qualificação da atenção ao recém-nascido nas maternidades. A ampliação representa um grande avanço para a atenção neonatal no Sistema Único de Saúde, uma vez que será estendida aos 27 estados da federação brasileira.

Os representantes do Ministério da Saúde estiveram, ainda, na Plenária do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), onde participaram da solenidade de entrega da Comenda Dr. Evandro Freire. O secretário de Atenção Primária e o diretor do Dapes premiaram três médicos que atuaram voluntariamente no combate à Covid-19 no estado do Amazonas. 

Veja as fotos da agenda no RJ aqui.


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde