PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Ministério da Saúde e PNUD lançam edital para investir R$ 4,5 milhões em projetos de Organizações da Sociedade Civil

06/06/2023

Estão abertas as inscrições para seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para execução de projetos de comunicação em saúde voltados às populações-chave e prioritárias para HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão investidos R$ 4,5 milhões. A intenção é selecionar até 38 projetos de todas as regiões do Brasil. Para participar, interessados deverão enviar proposta e documentos de habilitação indicados no edital de convocação para o e-mail [email protected] até o dia 10 de julho. As propostas precisam contemplar ao menos uma doença e/ou infecção, além de duas linhas temáticas apontadas na convocação.

De acordo com o diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira, a participação das OSCs legitima interesses dos usuários do SUS, sendo fundamental para consolidar e ampliar o acesso às políticas públicas de saúde por parte de populações-chave e prioritárias que, devido a uma série de determinantes sociais, vivenciam situações de iniquidades no acesso à saúde e à proteção social. “Esse edital retoma uma parceria fundamental do governo com a sociedade civil para uma resposta nacional articulada ao HIV, à Aids, à tuberculose, às hepatites virais, às IST e aos determinantes sociais da saúde”, afirma.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Detalhes sobre os critérios de avaliação das propostas, orçamento, cronograma e divulgação dos resultados da seleção podem ser conferidos no site do PNUD.

Fonte:Ministério da Saúde