CAPACITAÇÃO

Ministério da Saúde e UNA-SUS lançam novo curso de Biossegurança e Bioproteção

08/05/2024

O Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançaram novo curso online de Fundamentos Básicos de Biossegurança e Bioproteção. O objetivo é capacitar profissionais de saúde, a fim de desenvolver habilidades para realizar atividades dentro das normas de biossegurança em instituições de saúde.

O curso é ofertado pela Fiocruz Pernambuco e já está com as inscrições abertas. Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem fazer a matrícula até 28 de outubro de 2024, pelo site da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O curso tem início imediato e, como todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito. Para os concluintes, até que a emissão de certificados finais seja normalizada, devido à manutenção de sistemas na UNA-SUS, será provisoriamente disponibilizada uma Declaração de Conclusão.

A formação serve de requisito para cursos mais específicos que serão disponibilizados pela mesma iniciativa, voltados à gestão em biossegurança, biossegurança em laboratórios de alta contenção biológica, na assistência à saúde, em respostas às emergências de alta risco à saúde, no trabalho e pesquisa de campo e na experimentação animal.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), biossegurança é uma área de conhecimento definida como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.

O conteúdo é proposto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectics) e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a oferta educacional tem carga horária de 45h, organizado em três módulos, a partir dos seguintes temas: biossegurança e bioproteção: histórico, riscos e saúde do trabalhador; biossegurança, qualidade e gerenciamento de resíduos; níveis de biossegurança, agentes biológicos e transporte de material biológico.

Ao final do curso, espera-se que profissionais possam estar habilitados para desenvolver suas atividades em infraestruturas de saúde seguindo as boas práticas laboratoriais, em conformidade com as normas de Biossegurança e Bioproteção, além de estar apto a se inscrever no demais cursos a serem lançados.

Fonte:Ministério da Saúde