Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde e Unesco abrem inscrições para projetos sobre doenças crônicas e IST

19/04/2022

O Ministério da Saúde e a Unesco divulgam a chamada pública que vai selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSC) para execução de projetos relacionados à vigilância, prevenção e controle de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites virais e tuberculose. O prazo para envio de propostas termina dia 9 de maio.

A iniciativa é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) e tem o objetivo de apoiar ações de base comunitária junto às OSC, por meio de investimento em projetos que têm resultado no fortalecimento e na sustentação da resposta brasileira ao enfrentamento da epidemia de HIV/aids, das ISTs, das hepatites virais e, mais recentemente, da hanseníase e da tuberculose.

As propostas deverão ser direcionadas para a capacitação de OSC, colegiados, coletivos, movimentos ou redes da sociedade civil, congêneres ou não, que oportunizem a promoção à saúde e a prevenção dos agravos relacionados à vigilância de doenças de condições crônicas e IST.

Dentre as linhas temáticas estão projetos de capacitação sobre uso e gerenciamento de informações, metodologias educativas e de comunicação; advocacy; engajamento comunitário; e elaboração, execução e monitoramento de projetos de prevenção às IST, HIV/aids, hepatites virais, à tuberculose e/ou à hanseníase, com ênfase nos principais desafios da prevenção a esses agravos.

O envio de propostas deve ser feito pelo site da Unesco. 

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde