VIGILÂNCIA PELO PAÍS

Ministério da Saúde envia equipe técnica para estados com epidemia de Arboviroses

22/03/2023
Divulgação/MS

O Ministério da Saúde enviou equipes, na segunda-feira (20), a quatro estados brasileiros que sinalizaram situação de epidemia por arboviroses. O objetivo é prestar apoio técnico voltado à reorganização dos serviços de saúde, vigilância e assistência. As equipes estão em campo no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins.

Cada estado, de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, terá apoio de uma equipe de vigilância epidemiológica, controle vetorial e assistência. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros colaboradores médicos integram a força-tarefa.

O trabalho de campo ocorre até a próxima sexta-feira (24). Os próximos estados que serão visitados são Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia. “Vamos reforçar o monitoramento do cenário das arboviroses em todo o país e concentrar os esforços em uma resposta coordenada diante do aumento de casos e óbitos. Nossa prioridade é reduzir as mortes por arboviroses e o número de casos destas doenças”, destaca Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis.

Recentemente, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses), com o objetivo de elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos. O alerta ocorre pelo aumento dos registros dessas doenças - como a dengue - que cresceram 43,8% até março deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. As notificações de chikungunya aumentaram 97%.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde