FORTALECIMENTO DO SUS

Ministério da Saúde firma memorando de entendimento para cooperação com Banco Mundial

28/03/2024
Rafael Nascimento/MS

Nesta quinta-feira (28), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, para assinar um Memorando de Entendimento entre o Ministério e a instituição. O acordo fornece um arcabouço para a condução de atividades colaborativas na identificação de soluções para assuntos na área da saúde, considerando as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde. 

O documento visa formalizar e aprofundar o diálogo entre as instituições e reforça a disposição do Banco em apoiar ações estratégicas e prioritárias do governo brasileiro, assim como o interesse do Ministério em investir em parcerias que promovam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Entre os temas abordados na reunião, esteve o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O documento assinado tem o potencial de facilitar a realização de estudos alinhados com a estratégia nacional para o desenvolvimento do Complexo. 

Além disso, o acordo contribuirá para a capacitação de recursos humanos para a implementação de programas estratégicos na área, como o Programa de Produção e Desenvolvimento Tecnológico para Populações e Doenças Negligenciadas (PPDN). 

Sobre o Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição de desenvolvimento internacional. Sua é erradicar a pobreza extrema e construir uma prosperidade compartilhada. O Banco busca atingir seus objetivos fornecendo empréstimos, financiamento, assistência técnica e serviços de compartilhamento de conhecimento aos seus países membros, bem como por meio de parcerias com outras organizações. 

Fonte:Ministério da Saúde