Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde habilita mais 12 Unidades de Pronto Atendimento

11/08/2021

Mais 12 unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) passam a receber custeio do Ministério da Saúde a partir desta quarta-feira (11). Com as habilitações, que foram publicadas no Diário Oficial da União, o Governo Federal está investindo R$ 17,8 milhões por ano, que vão reforçar atendimento de urgência e emergência para a população de 10 estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Os municípios que estão na lista estão disponíveis neste link.

As UPA 24h são importantes estratégias de assistência à saúde e concentram os atendimentos de complexidade intermediária do Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, febre alta (acima de 39º), fraturas e cortes com pouco sangramento, infarto e derrame, queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito, entre outras situações. Essas unidades também recebem pacientes moderados da Covid-19, que precisam de suporte de oxigênio, mas não necessitam de ventilação mecânica.

Uma das principais características das UPA é o funcionamento em tempo integral, 24h por dia e sete dias por semana. As estruturas devem funcionar de forma interligada, inclusive, com a atenção primária, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

As unidades possuem uma estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, onde pacientes ficam por até 24h até elucidação diagnóstica ou estabilização clínica para posterior encaminhamento a outras unidades hospitalares ou alta. As novas UPAs habilitadas são dos portes III ou V, ou seja, precisam ter, respectivamente, pelo menos quatro ou seis médicos disponíveis, além de realizarem no mínimo 4.500 ou 6.750 atendimentos mensais.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2746

Fonte:Ministério da Saúde