Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde incorpora procedimento cirúrgico para acidente vascular cerebral (AVC)

12/08/2022

O Ministério da Saúde incorporou no Sistema Único de Saúde (SUS) o procedimento de trombectomia mecânica para casos de acidente vascular cerebral (AVC). O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. O procedimento passou pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

A trombectomia mecânica é um procedimento cirúrgico com o objetivo de desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo arterial cerebral. São utilizados cateteres para conduzir um dispositivo até o vaso sanguíneo que apresenta a obstrução causada pelo coágulo.

Os dispositivos a serem introduzidos podem ser um stent autoexpansível removível, que se integra ao coágulo e o extrai quando é retirado, ou também um sistema de aspiração que aspira o coágulo, desobstruindo a artéria.  

Em breve, o Ministério da Saúde vai disponibilizar o protocolo atualizado para efetivar a disponibilização da tecnologia incorporada. As informações serão disponibilizadas em portaria a ser publicada.  

“A Trombectomia, tratamento para o AVC, estará implementada no SUS até o fim do ano. Sabemos a importância de combater as doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo, por isso, o Ministério da Saúde tem dado especial atenção ao tema”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.  

O procedimento é recomendado para pacientes que apresentam obstrução de grandes vasos (artérias frontais do cérebro) e atendam a critérios clínicos específicos relacionados aos desequilíbrios encontrados nos exames de imagem ou à escala de déficit neurológico causado pelo AVC.

Sobre o AVC

O AVC pode ser classificado como isquêmico, quando os vasos sanguíneos entopem,  ou hemorrágico, quando os vasos se rompem dentro do cérebro ou em sua proximidade, e está entre as principais causas de incapacidade e morte no mundo.  


Nathan Victor  
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde