Outros

Ministério da Saúde inicia estudo inédito para avaliar necessidade de terceira dose para quem tomou Coronavac

28/07/2021

O Ministério da Saúde vai iniciar um estudo inédito para avaliar a necessidade de uma terceira dose de vacinas para Covid-19 para quem tomou Coronavac. A pesquisa, que será realizada em parceria com a Universidade de Oxford e deve começar em duas semanas, vai verificar a intercambialidade da Coronavac com outros imunizantes disponível para a população brasileira.

“Temos que fazer pesquisas para ter respostas e conduzir o nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI). O presidente Bolsonaro tem afirmado isso desde sempre, fazer pesquisas não só com vacinas, mas com perspectivas terapêuticas, para que as decisões sejam tomadas com base na ciência”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao anunciar o estudo nesta quarta-feira (28).

Queiroga divulgou a iniciativa ao lado da professora da Universidade de Oxford Sue Ann Clemens, que será a principal pesquisadora do estudo. “Vamos vacinar pessoas que já tenham tomado duas doses da Coronavac, seis meses depois da segunda dose. Temos quatro grupos [de estudo]: um com reforço da Coronavac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”, afirmou a pesquisadora.

Clemens explica que o objetivo do estudo é produzir dados para que o Ministério da Saúde possa implementar uma nova estratégia de vacinação, caso seja necessária, ainda no final deste ano.

Para isso, a pesquisa realizará estudo com 1,2 mil participantes voluntários, incluindo as quatro vacinas já disponíveis no país. Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e devem ter recebido duas doses da vacina há, pelo menos, seis meses.

A realização do estudo teve aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde