Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde lança edição 2020/2021 do Saúde Brasil

02/12/2021

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e gerar análises mais qualificadas sobre a saúde no País, o Ministério da Saúde lançou o Saúde Brasil 2020/2021. O livro apresenta uma análise da situação nacional a partir de dados gerados pelos principais sistemas de informação em saúde do Brasil.

Tendências históricas dos riscos de adoecer e morrer são algumas das análises que podem ser consultadas na obra, o que fortalece a oferta de subsídios para a tomada de decisões na área de saúde coletiva e estimula práticas baseadas nos conhecimentos e necessidades da saúde.

A publicação trabalha os dados da vigilância epidemiológica armazenados pelas gestões locais e contou com a participação de mais de 150 técnicos e especialistas de instituições de assistência, ensino e pesquisa.
Produzido durante a pandemia de Covid 19, o Saúde Brasil também foi construído por meio de encontros virtuais com profissionais de saúde do mundo inteiro. O resultado dessas parcerias nacionais e internacionais só reforçou a qualidade das informações em saúde no âmbito do SUS.

Entre os temas destacados na publicação estão: nascimento e mortalidade infantil; anomalias congênitas e doenças raras; doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis; doenças tropicais negligenciadas; serviços de verificação de óbito; e indicadores relacionados aos sistemas de informação em saúde do Brasil.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde