Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde libera informe de rendimentos da bolsa para residentes em 28 de fevereiro

23/02/2022

Os residentes da “Ação Estratégica O Brasil Conta Comigo” poderão buscar o Informe Anual de Rendimentos da bonificação no Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências (SIGRESIDÊNCIA) a partir de 28 de fevereiro. O documento é necessário para a declaração do Imposto de Renda de 2022 e estará disponível no portal Registra RH.

A iniciativa, criada em março de 2020, instituiu o pagamento de R$ 667,00, a título de bonificação, para os residentes dos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, pelo prazo de seis meses, prorrogados até dezembro de 2021. Foram reunidas diferentes instâncias colegiadas, motivando o desenvolvimento das atividades do residente para as ações de enfrentamento à Covid-19, fortalecendo a estrutura ensino-assistencial e as equipes de saúde.

Atualização do sistema

Em mais uma atualização do SIGRESIDÊNCIAS, que será implementada a partir de 1º de março deste ano, os coordenadores das Comissões de Residência Médica (COREME) e de Residência Multiprofissionais (COREMU) poderão gerenciar pelo SIGRESIDÊNCIAS, a situação do residente que está em seu último ano de residência. Com essa medida, o residente entrará em status “Integralização” de carga horária, indicando que está em processo de conclusão. O coordenador passará o residente para o status “Concluinte” assim que terminar a integralização de carga horária.

O sistema

O SIGRESIDÊNCIAS, organizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), é uma plataforma de modernização da gestão das residências e tem a finalidade de aprimorar o acompanhamento e gerenciamento das informações para o pagamento das bolsas por meio do Ministério da Saúde. Além disso, o sistema facilita a adesão aos editais, fornece agilidade na atualização das informações dos programas e dos residentes.

Acesse o documento com Perguntas e Respostas do SIGRESIDÊNCIAS

Acesse o Manual do SIGRESIDÊNCIAS

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde