Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde mobiliza população do Pará para a vacinação contra Influenza e Sarampo

30/04/2022

Para orientar a população sobre a importância da vacinação contra a influenza e o sarampo, o Ministério da Saúde promove, neste sábado (30), o Dia D da mobilização nacional, focada nos públicos de idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.

A Pasta destinou ao estado mais de 2,5 milhões de doses de vacinas contra influenza para imunizar a população paraense. A primeira fase da campanha, que começou no dia 4 de abril, esteve focada na imunização de mais de 790 mil idosos com mais de 60 anos, além de 157 mil trabalhadores da saúde.

A segunda fase vai atender quase 630 mil crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

Em todo o estado, as ações acontecem em 1.581 pontos de vacinação. Os atendimentos começaram às 8h e seguem até as 18h. Na capital do estado, Belém, 315 postos de vacinação, em 72 bairros da cidade, estão disponíveis para receber a população.

Mais de 2,4 mil profissionais estão envolvidos nesta grande ação. Somente na capital paraense, a expectativa é intensificar a vacinação contra o sarampo entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos e ultrapassar a marca registrada em 2021, que imunizou 90,7% dos grupos prioritários.
Iris, de apenas 3 anos, disse que viu a vacinação na televisão: “Eles estavam dando vacina na criança e a criança não chorou. A vacina protege”. Segundo a mãe Mariane Lima, ela sempre reforça a importância da vacinação e Iris já aprendeu.

Em Belém, além de trabalhadores de Saúde e população com 60 anos ou mais, também estão sendo imunizados contra a influenza:
- Puérperas: no período até 45 dias após o parto;
- Gestantes;
- Professores;
- Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo;
- Crianças de 6 meses até 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias);
- Povos indígenas a partir de 6 meses de idade;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas, com prescrição médica;
- Pessoas com deficiência permanente.

A professora Cléa Gomes falou sobre a importância da vacinação de crianças e profissionais da educação: "Com ela, a gente protege as crianças, os professores e também quem está dentro de casa, o papai, a mamãe, os avós”.

Prevenção

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação aconteça.

A vacina Influenza trivalente, contra a gripe, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas do vírus que mais circularam em 2021. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

O público infantil e profissionais de saúde também poderão tomar a vacina contra sarampo. Não há necessidade de intervalo para a aplicação das duas vacinas.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde