Outros

Ministério da Saúde promove 1ª Conferência Internacional de Promoção da Atividade Física na Saúde Pública

31/10/2022

Ilustração/MS

Ilustração/MS

A 1ª Conferência Internacional de Promoção da Atividade Física na Saúde Pública, promovida pelo Ministério da Saúde, recebe nos dias 22 e 23 de novembro representantes de, pelo menos, sete países para debater as mais diversas abordagens sobre o assunto. O evento, que será online e gratuito, tem o objetivo de promover troca de experiências nacionais e internacionais que visam aumentar os níveis de atividade física das populações dos países, com ênfase nos serviços da Atenção Primária à Saúde.

Além dos brasileiros, confirmaram participação representantes de Ministérios da Saúde, pesquisadores e profissionais de saúde da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

A conferência, que será realizada das 9h às 13h (horário de Brasília) em ambos os dias, com tradução simultânea em português, espanhol e inglês, tem como público-alvo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e organizações da sociedade ligados à atividade física. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo site do evento.

O primeiro dia da Conferência contará com palestra de um representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a apresentação de perspectivas da promoção da atividade física na saúde pública além relatos de experiências de alguns países. No segundo dia do evento, além de palestra, haverá a continuação dos relatos de experiências da promoção da atividade física na saúde pública dos países participantes. Além disso, planeja-se a apresentação de uma carta de apoio ao fortalecimento e à qualificação das ações de promoção da atividade física com ênfase na Atenção Primária à Saúde.

 

Importância da atividade física

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre. Os exercícios e esportes também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física.

Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito, maiores os benefícios para a saúde. Crianças de até 1 ano de idade precisam, por exemplo, de, pelo menos, 30 minutos de atividade física. Já as de 1 a 5 anos necessitam de, pelo menos, 3 horas. Para os adultos, a recomendação é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa, por semana!

A atividade física, alinhada à alimentação adequada e saudável, é essencial para o controle do peso, para a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, para a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração, para a melhora da disposição e a promoção da interação social.

 

Serviço

Quando: 22 e 23 de novembro de 2022

Horário: 9h (horário de Brasília)

Onde: evento online e gratuito

Faça sua inscrição: www.ciafbrasil.com – vagas limitadas

Tradução simultânea em português, inglês e espanhol

 

 

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde