SAÚDE INDÍGENA

Ministério da Saúde realiza semana de acolhimento para os novos coordenadores da Saúde Indígena

31/05/2023
Luiz Oliveira/MS

A Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde realiza, durante toda esta semana, a oficina ‘Acolhimento dos Novos Coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas’. O objetivo é apresentar detalhadamente os departamentos da secretaria, explicando as atribuições de cada um e como se dão os processos para realização dos trabalhos na saúde indígena aos novos coordenadores dos 34 Dsei.

A abertura foi realizada na segunda-feira (29), e contou com a presença do secretário Weibe Tapeba, que falou sobre a importante aprovação, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de uma resolução que coloca a saúde indígena num plano global de saúde.

Também presente no evento de abertura, a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, falou sobre a importância de saber compartilhar e, mais especificamente, da “gestão compartilhada pela saúde indígena no Brasil, onde todos os atores, da direção à ponta, nos DSEI” estejam igualmente empenhados a trazerem para si as responsabilidades e a entrega de resultados.

Ainda compuseram a mesa de honra a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena, Carmem Pankararu; o diretor do Departamento de Determinantes Ambientais, Bruno Cantarella; o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Kleber Karipuna; e o coordenador do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, Pajé Celso Celestino Xukuru-Kariri.

O evento seguiu com momentos marcantes de protagonismo indígena, como a realização de rituais e cantos apresentados por lideranças. Uma dinâmica trouxe como tema a ‘condução de pessoas e trabalhos’, e foi bem repercutida pelos participantes. Os departamentos da Secretaria de Saúde Indígena apresentaram suas equipes, funções e compromissos, por meio de seus representantes.

Isac Wajuru, coordenador do Dsei Porto Velho, ressaltou a importância do evento. “A troca de informações está sendo muito importante. Estamos recebendo orientações e agora sei exatamente onde procurar, caso precise resolver uma demanda da população indígena. Essa direção é fundamental”, afirmou.

A programação segue até a sexta-feira (02) e a cobertura diária está disponível nas redes sociais, por meio do instagram da Secretaria de Saúde Indígena.

Fonte:Ministério da Saúde