Outros

Ministério da Saúde reconhece o trabalho de municípios na gestão da Atenção Primária

31/10/2021

Alvorada (TO), Divinésia (MS) e Santo Inácio do Piauí (PI) integram a lista de municípios que ofertaram uma Atenção Primária de qualidade para os cidadãos ao mesmo tempo que enfrentavam os desafios da Covid-19. O trabalho recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) desta quinta-feira (28), em Brasília (DF).

A certificação é um reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde e dos gestores em todo o país. “Hoje nós temos sete indicadores, que são muito mais que números. Eles representam acesso para a população brasileira. Representam hipertensos sendo acompanhados, diabéticos tendo acesso ao serviço de saúde, gestante com atendimento odontológico. Representam saúde, representam vida”, afirmou a secretária substituta da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Daniela Ribeiro.
 
Confira as fotos da reunião

 Os três municípios que receberam o certificado têm em comum a integração entre gestão e profissionais de saúde. “O Previne é trabalho em equipe. E essa integração fez a diferença para alcançarmos bons resultados”, explicou Thaynara de Melo, secretária municipal de saúde de Alvorada (TO). Para a gestora de Santo Inácio do Piauí (PI), Bruna Lara, o desafio foi fazer a equipe entender a importância de registrar as informações. “Sabíamos que o dever de casa estava sendo feito, apenas demos mais atenção em colocar os dados no sistema”, disse a secretária. “Esse reconhecimento é uma vitória para cada um dos funcionários da saúde de Santo Inácio”, completou.
 
A dedicação em levar acesso à saúde para os cidadãos fez o trabalho das equipes da Atenção Primária de Divinésia (MS) superar as dificuldades impostas pela pandemia. “O primeiro passo foi conferir todos os registros nos sistema de informação para garantir que a produção aparecesse. Depois, foi a insistência para manter nossos objetivos mesmo com os atendimentos restritos e as visitas domiciliares reduzidas”, explicou Marilléa Alvez, secretária municipal de saúde.
 
APS de qualidade

Uma das formas de mensurar o desempenho dos municípios na oferta dos serviços na Unidades Básicas de Saúde é por meio da análise dos indicadores de saúde. Por isso, são certificados aqueles municípios que atingiram resultados acima de 100% nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.

Os indicadores são a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas; a atendimento odontológico na gestação; a realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; a cobertura de exame citopatológico; a aplicação de vacina contra a poliomielite inativada e a pentavalente; o acompanhamento de pessoas hipertensas; e a solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Fonte:Ministério da Saúde