INCENTIVO FINANCEIRO

Ministério da Saúde vai investir R$ 200 milhões nos serviços de hemodiálise ofertados pelo SUS

26/06/2023
MS Divulgação

O Ministério da Saúde vai destinar R$ 200 milhões para custear equipamentos de hemodiálise em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento para assistência das pessoas em tratamento de doença renal crônica foi anunciado em portaria publicada nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União. 

Serão contemplados os serviços que tenham até 29 máquinas de hemodiálise, considerando análises e discussões realizadas com gestores municipais e estaduais sobre eficiência de custo diante das dificuldades encontradas especialmente nesses serviços. 

O recurso é calculado com base anual e será transferido mensalmente por meio do Componente do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), devendo ser repassado aos estabelecimentos contemplados. 

Os detalhes da estratégia de incentivo do Ministério da Saúde para os serviços de hemodiálise estão disponíveis em Nota Técnica. 

O que é a hemodiálise? 

A hemodiálise é indicada pelo nefrologista – médico especialista em doenças dos rins – e consiste num procedimento pelo qual uma máquina filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. A perda grave da função renal resulta no acúmulo de resíduos metabólicos no sangue em níveis mais altos, eleva a pressão arterial, provoca lesão em nervos e músculos, podendo causar espasmos e fraqueza muscular, cãibra e dor. 

O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Assim, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. 

Fonte:Ministério da Saúde