ESTRUTURAÇÃO

Ministério da Saúde vai qualificar profissionais do SUS para atuarem no planejamento da gestão do trabalho e da educação na saúde

18/08/2023

O Ministério da Saúde vai qualificar gestores e técnicos das secretarias estaduais de saúde de todo o Brasil para atuarem no planejamento da gestão do trabalho e da educação na saúde. Os profissionais participantes estão envolvidos na elaboração dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PEGTES) 2024-2027. O curso, disponibilizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), teve início nesta quinta-feira (17), com aula inaugural online, que contou com a presença de representantes de instituições de saúde e educação. 

A qualificação, com duração de cinco meses, é ofertada para 570 trabalhadores de saúde que representam os estados e o Distrito Federal. Entre os resultados esperados pela inciativa estão: a ampliação da capacidade de planejamento das equipes estaduais de GTES; a produção e análise de dados relativos ao desempenho da Força de Trabalho em Saúde e seus determinantes; a elaboração dos 27 Planos Estaduais de GTES – estados e Distrito Federal; o fortalecimento da capacidade de apoio técnico e institucional da equipe SGTES/MS; e o estabelecimento de parâmetros para formulação e acompanhamento de políticas na área de GTES na perspectiva da equidade. 

Para a secretária Isabela Pinto (SGTES/MS), essa iniciativa é um importante movimento pela educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve início com Encontro Nacional Trabalho e Educação na Saúde do SUS, em março de 2023, e que se desdobra em um conjunto de reflexões. “O nosso intuito é chegarmos, juntos, à formulação de uma grande política nacional de trabalho e educação. Estamos nos esforçando para construir uma agenda legítima e que reflita o movimento social conjunto e toda diversidade que tem o Brasil”, disse. 

Sobre a iniciativa do Ministério da Saúde, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Julio Pedroza, afirma que a SGTES vem atuando de forma expressiva e consistente na condução das áreas de gestão do trabalho e da educação na saúde no Brasil. “A Opas observa com entusiasmo os esforços do Brasil, em especial da SGTES, que vem servindo de exemplo para os outros países da Região das Américas, principalmente para os que ainda não têm esse fortalecimento e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde. ” 

Também participaram da aula inaugural representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Fonte:Ministério da Saúde