COOPERAÇÃO TÉCNICA

Ministério realiza missão na sede da Opas para fortalecer cooperação técnica em saúde

22/05/2024
divulgação/MS

Com o objetivo de compartilhar melhores práticas e fortalecer ações estratégicas por meio da cooperação técnica internacional, o Ministério da Saúde realizou ao longo da última semana missão na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS), em Washington, nos EUA. A agenda com o brasileiro Jarbas Barbosa, dirigente máximo da organização nas Américas, buscou identificar oportunidades de colaboração e aprimorar parcerias já realizadas com a pasta.  

A delegação ministerial pode conhecer e explorar ferramentas e sistemas utilizados pelo organismo na gestão de projetos de cooperação, bem como identificar iniciativas e processos para monitoramento e avaliação de projetos. A missão à Washington ainda contemplou agenda com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), que também compartilharam suas experiências na área de gestão de projetos.   

“Estamos desenvolvendo uma série de ações para o aperfeiçoamento da gestão do escritório de projetos do Ministério da Saúde e o desenvolvimento de um Laboratório de Inovação que apoiará todas as secretarias da pasta na elaboração e execução de seus projetos. Por isso, escolhemos a visita do escritório da Opas para nossa primeira missão, tendo em vista que a organização é o principal parceiro do ministério em cooperação técnica internacional”, destacou o diretor de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da pasta, Pedro Ivo Sebba Ramalho.  

A cooperação técnica com organismos internacionais é uma estratégia utilizada para promover o aumento das capacidades nacionais em saúde e auxiliar na concretização dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). As organizações internacionais são atores nos processos de inovação e mudança, produzindo e promovendo valores, padrões e conhecimentos, que podem ser aprimorados através da troca de experiências, para fortalecer o SUS e melhorar o acesso à saúde da população. 

Outros parceiros 

Além da Opas/OMS, o Ministério da Saúde também tem firmado parcerias de cooperação técnica com diversos organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  

Atualmente, as parcerias viabilizam o desenvolvimento de ações e políticas estratégicas como o Programa Nacional de Imunizações (PNI), Resposta à Emergências e Desastres, Mais Médicos para o Brasil, Sistema Nacional de Transplante, Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas, Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), entre outros. 

Fonte:Ministério da Saúde