COP-28

Ministra defende resposta coletiva contra alterações climáticas e seus impactos em populações mais vulnerabilizadas

03/12/2023

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa neste domingo (3) de evento alusivo ao Dia da Saúde na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na oportunidade, apresenta a proposta do Brasil de desenvolver um novo Plano de Adaptação e Mitigação Climática para o setor Saúde, além de conclamar a comunidade internacional a uma resposta coletiva para as alterações de clima, já que elas afetam principalmente as populações mais vulnerabilizadas. No mesmo dia, a ministra participa da primeira reunião ministerial sobre o nexo Clima-Saúde no âmbito de uma COP de Mudanças do Clima.

As mudanças climáticas contribuem para a proliferação de vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya, e para o aumento ou ressurgimento de outras doenças transmitidas pela água ou vetores nas zonas urbanas. Elas também agravam a escassez e degradam a qualidade da água, impactando a produção de alimentos. Esses desafios resultam no aumento da procura de serviços de saúde, vigilância e promoção da saúde, alerta Nísia.

Para a ministra, mudanças no clima também devem forçar os países a investir cada vez mais na ampliação do acesso aos serviços de saúde. No caso do Brasil, segundo ela, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e o Plano de Transição Ecológica, apresentado pelos ministros Fernando Haddad e Marina Silva na COP 28, serão fundamentais para o cumprimento desse desafio. O programa inclui, por exemplo, investimentos no telessaúde para propiciar acesso a consultas e a cuidados especializados, mesmo quando os meios de transporte estiverem eventualmente inoperantes.

Ao longo do fim de semana, a COP-28 está contando com painéis de debates sobre compromissos políticos e financeiros; resposta da saúde às mudanças do clima no contexto do Grupo G20 – bloco no qual o Brasil acaba de assumir a presidência; e discussões sobre a associação entre questões climáticas e saúde. Ao final, as comitivas dos países devem elaborar uma Declaração sobre Clima e Saúde da COP-28, em busca de fortalecimento à cooperação internacional.

Fonte:Ministério da Saúde