DESENVOLVIMENTO

Ministra participa de reunião temática sobre ciência, tecnologia e inovação em saúde

05/04/2024
divulgação/MS

O Ministério da Saúde, em cooperação com a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou, na terça-feira (2), a Reunião Temática de Ciência e Tecnologia & Inovação em Saúde.  Com o tema “Saúde como vetor de desenvolvimento: estratégias para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e desafios contemporâneos para a pesquisa em saúde”, o encontro reuniu representantes do governo, da comunidade científica, indústria, movimentos sociais e profissionais da saúde para um diálogo sobre os desafios da pesquisa. 

Durante a mesa de abertura, a ministra Nísia Trindade reforçou que a união interministerial entre a saúde e a inovação representa uma aliança pela ciência, pela saúde e por um Brasil mais justo. “Trata-se de um projeto de país que precisa da ciência e tecnologia para ter autonomia no campo da produção, do desenvolvimento científico e da inovação em saúde. Então, somos parte desse projeto também”, reiterou. 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha, abriu as discussões destacando o investimento recorde em ciência no ano passado e ressaltando o papel da iniciativa como um marco simbólico do retorno a valorização da ciência na pasta da Saúde.  “Essa ciência, tecnologia e inovação devem servir a um projeto de país que seja justo e sustentável. Isto dialoga completamente com a área de saúde. Não há justiça ou sustentabilidade sem uma saúde forte”, enfatizou. 

O evento apresentou quatro palestras com assuntos importantes para a discussão atual no setor, como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), a saúde pública e global, as doenças e populações negligenciadas e as novas terapias que se baseiam em tecnologias inovadoras. Esta reunião também representa o início das discussões para a organização da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CNCTIS), prevista para 2025, com realização da Sectics. 

A mesa “Desafios Contemporâneos da Pesquisa em Saúde Pública e Saúde Global” foi coordenada pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), Ana Caetano. Ela destacou que se deve abordar a saúde não apenas como biológica, mas com uma série de determinantes, como os fatores sociais, demográficos, geográficos, e culturais, principalmente em um país como o Brasil, respeitando as suas etnias e populações originais. Na mesa, discutiu-se a necessidade de pesquisas de implementação, redução de desigualdades estruturais, ciência aberta, saúde digital e as transformações digitais nos sistemas de saúde. 

O evento também contou com participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), dentre outros. 

Fonte:Ministério da Saúde