Saúde e Vigilância Sanitária

Ministro Pazuello visita linha de produção da vacina da AstraZeneca/Oxford na Fiocruz

08/03/2021

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na manhã desta segunda-feira (08/03) para acompanhar o andamento da produção, pelo laboratório, da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. Pazuello conheceu a linha de produção do imunizante em Bio-Manguinhos e se reuniu com governadores para tratar sobre a continuidade da campanha de vacinação no país. 

O primeiro lote da vacina fabricado no Brasil com matéria-prima importada está previsto para ser entregue à pasta neste mês – no total, estão previstas 3,8 milhões de doses para março. 

“A partir da semana que vem ou, no máximo, na outra, a expectativa é de que nós já tenhamos também entregas da Fiocruz somadas, semanalmente, às entregas do Butantan”, disse Pazuello. 

De acordo com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, serão produzidas, em abril, 1 milhão de doses por dia na fábrica de Bio-Manguinhos: “A nossa expectativa é entregar 3,8 milhões de doses em março. Em abril, nós estaremos totalizando uma entrega de 30 milhões de doses. Serão entregas semanais com essa expectativa de produtividade diária de 1 milhão de doses”, explicou. 

Além das doses da AstraZeneca/Oxford produzidas no Brasil, o Ministério da Saúde espera receber, em março, outros 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante via consórcio Covax Facility, além de 23,3 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, totalizando 30 milhões de doses no mês. 

PRÓXIMA DISTRIBUIÇÃO 

Nesta semana, mais 2,6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan serão distribuídas pelo Ministério da Saúde. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) está elaborando o quantitativo a ser enviado aos estados e Distrito Federal de forma proporcional e igualitária - a tabela de distribuição às Unidades Federativas (UFs) será divulgada em breve. 

O Ministério da Saúde já coordenou a distribuição de mais de 17,8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação – mais de 9 milhões foram aplicadas em grupos prioritários. A vacinação no País pode ser acompanhada pela plataforma LocalizaSUS. 

Marina Pagno
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

 

 

Fonte:Ministério da Saúde