Outros

MS orienta profissionais para ações de promoção e prevenção do câncer de pênis na APS

22/05/2021

Com o objetivo de qualificar as práticas de cuidado  à saúde integral do homem na Atenção Primária à Saúde (APS), considerando em especial a promoção e prevenção do câncer de pênis, o Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (20/5), nota técnica com orientações às coordenações de saúde do homem dos estados e municípios. 

O documento visa orientar o desenvolvimento de ações de promoção para cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, considerando os recursos de incentivo federal de custeio destinados pela Portaria nº 3069 de 11 de novembro de 2020. 

Além dos atendimentos individuais, a nota recomenda a realização de atividades coletivas, previstas na portaria, com fins de promoção e prevenção do câncer de pênis para a população masculina, respeitando os protocolos de biossegurança e as medidas de distanciamento social. As ações podem contemplar temáticas sobre sexualidade responsável e planejamento familiar, por meio de ações de educação em saúde, atendimentos em grupos, reuniões de equipe, reuniões com outras equipes de saúde, mobilização social e atividades com escolares.

Monitoramento das ações

A nota ainda esclarece junto aos entes federativos para a importância do registro das informações sobre atendimentos e atividades realizadas localmente no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), de modo a permitir o acompanhamento da situação sanitária e de saúde da população do território, reforçando, ainda, que o uso do SISAB é obrigatório para o processo de monitoramento das ações dos serviços.

Para o Distrito Federal, estados e municípios não contemplados com o recurso, o MS reforça que a temática do câncer de pênis deve continuar sendo objeto de ações de promoção de saúde, visto que o tema acomete os homens em todas as suas fragilidades de vida, em seu contexto social. 

“Nossa ideia é sensibilizar, estados, municípios e Distrito Federal para a importância da integração e registro das atividades de atenção, promoção e prevenção da saúde do homem, para que assim possamos acompanhar e continuar contribuindo para a redução da atual estatística de mutilação e morte por câncer de pênis no País”, destacou o diretor do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Atenção Primária (Dapes/Saps/MS), Dr Antônio Braga Neto.  

Atenção Integral à Saúde do Homem

O Ministério da Saúde não tem medido esforços para qualificar o cuidado integral à saúde dos homens no SUS.  A pasta tem disponibilizado apoio institucional e orientações técnicas aos gestores e profissionais de saúde das unidades de atenção primária à saúde, de forma a organizar os processos de trabalho e facilitar o acesso dessa população aos serviços de saúde. 

Nesse sentido, a pasta realizou na última semana, por meio da Coordenação de Saúde do Homem (COSAH/CGCIVI/SAPES/SAPS/MS) webconferências regionais para apresentar a nova estrutura da coordenação, reforçar as medidas para a implementação do Cartão do Caminhoneiro e do Cartão da Caminhoneira, o fortalecimento da Estratégia do Pré-Natal do Parceiro nos serviços da APS, além de esclarecer dúvidas acerca do monitoramento das ações. 

Política Nacional 

Instituída em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina.

Saiba mais:

01/05/2021 - Cooperação entre MS e SEST/SENAT busca ampliar os cuidados à saúde de caminhoneiros (as) na APS

11/11/20 - Campanha incentiva homens a cuidarem da saúde de forma integral

07/08/2020 - Mês dos pais destaca participação ativa do homem no pré-natal e no cuidado com a criança 

Acesse ainda:

Nota Técnica nº 8/2020-COSAH/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS - Trata da apresentação e implementação do Cartão de Saúde do Caminhoneiro e da Caminhoneira. 

Nota Técnica Conjunta Informativa - Recomendações do Ministério da Saúde para regulamentar a participação do homem em programa ou atividade de orientação sobre paternidade em relação ao Marco Legal da Primeira Infância, (Lei Nº 13.257 de 08 de março de 2016).

Avanços do Marco Legal da Primeira Infância 

Portaria nº 3069 de 11 de novembro de 2020 - Institui o projeto piloto e o incentivo financeiro federal de custeio, para o desenvolvimento de ações de promoção para cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

RETIFICAÇÃO - Portaria nº 3069 de 11 de novembro de 2020

INCENTIVO - Portaria nº 3069 de 11 de novembro de 2020 

MEMÓRIA - Webnarios coordenação de saúde 10 a 14 de maio de 2021

APRESENTAÇÃO - Webnarios coordenação de saúde 10 a 14 de maio de 2021


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde