AGENDA INTERNACIONAL

No Chile, Ministério da Saúde compartilha experiências em gestão do trabalho e educação na saúde

26/07/2023

O Ministério da Saúde integrou o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos para a Saúde, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) nos dias 25 e 26 de julho, em Santiago, no Chile. Durante a agenda, a secretária substituta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Laíse Rezende, apresentou a experiência brasileira na formulação de políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde.

O evento, que reuniu representantes de instituições sul-americanas de recursos humanos para saúde, buscou promover a troca de experiências entre nações da América do Sul sobre gestão do trabalho e educação na saúde, além de preparar o Plano de Ação de Recursos Humanos para os Países Sul-Americanos.

Durante a agenda, gestores da área debateram experiências como planos de ação para a saúde, sistemas de informação de recursos humanos em saúde e, no caso do Brasil, a equipe multidisciplinar de saúde na Atenção Primária. O encontro desenvolveu condições e capacidades dos recursos humanos para a saúde e ampliou o acesso a uma cobertura com qualidade e equidade, ponto principal de um dos projetos executados pelo Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Equidade.

Segundo Laíse, entre as contribuições que o Brasil pode dar para o desenvolvimento da área nos países vizinhos estão a política de educação permanente, a estratégia de formação interprofissional e o PET-Saúde. “O foco em equidade e as estratégias de gestão do trabalho desenvolvidas, hoje, na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, iluminam a questão do planejamento, dimensionamento e formação de trabalhadoras da saúde”, relatou.

A secretária substituta observou, ainda, como outros países distribuem a força de trabalho em zonas desassistidas, como planejam e qualificam sistemas de informação em saúde voltadas ao quantitativo e formação de trabalhadoras. O próximo passo será o estabelecimento de parcerias.

Sobre o plano de ação

Um dos objetivos da Organização Pan-Americana da Saúde com o Plano de Ação de Recursos Humanos para os Países Sul-Americanos é indicar o caminho a ser seguido para o desenvolvimento da saúde na região, com um direcionamento holístico envolvendo paciente, comunidades, governo, organizações não governamentais e entidades privadas do setor de saúde.

Fonte:Ministério da Saúde