MAIS MÉDICOS

No Espírito Santo, Mais Médicos já impacta diretamente mais de um milhão de pessoas

11/09/2023
Walterson Rosa/MS

Em ato de recepção dos profissionais do Mais Médicos em Vitória, no Espírito Santo, nesta segunda-feira (11), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a ampla cobertura do programa no estado, que chega a 79% do território capixaba. “Temos 295 médicos em atuação, que cobrem 62 municípios. O Mais Médicos impacta diretamente a vida de um milhão de capixabas. Nas próximas semanas, vamos ampliar essa participação para mais médicos em regime de coparticipação, para equipes de consultório de rua e saúde prisional, mostrando a pujança e a importância desse programa”, disse. 

A ministra acrescentou que muitos estudos mostraram que o programa, desde a sua primeira edição, contribuiu para reduzir a mortalidade infantil, ampliar a expectativa e a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras. Ao todo, o Mais Médicos terá, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. No Espírito Santo, serão 202 novos profissionais, totalizando 350 médicos em atuação no estado, beneficiando mais de 1,4 milhão de capixabas. O investimento federal será de R$ 86 milhões ao ano para o estado.

A iniciativa do Governo Federal vai resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde anunciou, no mês de julho, a abertura dos novos editais para profissionais e para adesão de municípios, com iniciativas inéditas como médicos para equipes de Consultório na Rua e população prisional, além de novas vagas para reposição nos territórios indígenas.

Especialização 

A retomada do Mais Médicos trouxe mais oportunidades de formação e especialização para os profissionais, com prioridade para médicos brasileiros formados no Brasil. Com a atuação em 4 anos pelo programa em área de vulnerabilidade, o profissional formado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) receberá um benefício para o pagamento do financiamento. O Mais Médicos também dará oportunidade de especialização e mestrado durante o tempo de atuação no programa, além de outros benefícios para os que atuarem nas regiões de difícil fixação de profissionais.

Fonte:Ministério da Saúde