Saúde e Vigilância Sanitária

No Paraguai, Ministério da Saúde discute priorização de questões de vigilância em saúde e controle de doenças

29/04/2022

Vigilância em saúde, controle de doenças e cobertura vacinal de doenças como sarampo, gripe e Covid-19 foram alguns dos temas discutidos na 56ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho de Saúde do Mercosul da Comissão de Vigilância em Saúde (COVIGSAL). O encontro aconteceu nesta semana em Assunção, Paraguai, com a participação do Ministério da Saúde.

Um dos representantes do Governo Federal no encontro, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, apresentou a situação epidemiológica no Brasil de doenças como: dengue, zika, chikungunya, hepatites, tuberculose, hantavirose, leishmaniose visceral e tegumentar, malária, Covid-19, entre outras. Ele destacou a importância do debate.

“Essa reunião serviu para que possamos ter um retrato da situação epidemiológica em cada um dos países. O fortalecimento da Saúde Pública na região é fundamental para que, juntos, possamos trabalhar para uma saúde pública cada vez melhor para todos”, enfatizou o secretário.

Durante o encontro foram discutidas questões sobre vigilância e controle de doenças e eventos priorizados de saúde pública de importância internacional entre os representantes dos países que integram o Mercosul.

Cooperação Brasil e Paraguai

Na visita ao Paraguai, Arnaldo Medeiros também se reuniu com a Vice-Ministra de Manejo e Vigilância Sanitária, Dra. Lida Sosa. No encontro, discutiram temas de interesse que correspondem à área da saúde para fortalecer os laços de cooperação entre os dois países.

Na ocasião, o secretário expressou a necessidade de fortalecer as relações e vínculos com o Paraguai em temas de interesse, como Saúde Materno-Infantil, desastres ou emergências naturais comuns a ambos os países.

Arnaldo também explicou a estratégia de capacitação internacional do Brasil e ofereceu os cursos disponíveis para vigilância - ofertados pelo Ministério da Saúde -, levando em conta a ênfase que o país vizinho dá ao fortalecimento das áreas de fronteira.

O fortalecimento da vigilância e respostas, doenças vetoriais, doenças transmissíveis como tuberculose, resistência antimicrobiana também fizeram parte da pauta do encontro. A atividade foi coordenada pelas Diretorias Gerais de Relações Internacionais dos Ministérios da Saúde dos dois países, em articulação com as áreas de Vigilância Sanitária.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde