Saúde e Vigilância Sanitária

Ofertas educacionais sobre o combate à obesidade estão com inscrições abertas

10/10/2022

Para abordar e enfrentar o problema do excesso de peso e da obesidade, tanto em adultos quanto em crianças, os profissionais de saúde precisam buscar capacitação com frequência. O Ministério da Saúde oferece diversas oportunidades gratuitas na modalidade EaD. Os profissionais da área devem acessar os ambientes virtuais de aprendizagem e fazer o cadastro para participação. Não é necessário passar por processo seletivo.

Na plataforma UNA-SUS estão disponíveis quatro cursos:

  • Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde

Essa oferta educacional compartilha ações de promoção da alimentação saudável para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade, que possam ser incorporadas no processo de trabalho da Atenção Primária em Saúde. As inscrições para essa capacitação estão abertas e podem ser feitas até de 30 de junho do próximo ano. A carga horária é de 30 horas.

  • Cuidado da Criança e Adolescente com Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde

O aluno desse curso compreende a importância da promoção da alimentação adequada e saudável da criança e do adolescente. As inscrições vão até 30 de novembro e a carga horária também é de 30 horas.

  • Promoção do ganho de peso adequado na gestação

A importância da promoção da alimentação adequada e saudável na gestação, bem como o desenvolvimento de ações individuais e em nível coletivo para a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade durante o período gestacional. Esse é o conteúdo da capacitação com inscrições abertas até 30 de junho do próximo ano e a carga horária é de 30 horas.

  • Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da Atenção Primária à Saúde 

A problemática de sobrepeso e obesidade como questão multifatorial relevante a ser abordada na Atenção Primária é destacada nesta oferta educacional. O participante fica apto a identificar os principais instrumentos de avaliação, diagnóstico e monitoramento alimentar e nutricional. Ao final, o aluno será capaz de identificar as recomendações para escolhas de alimentos e refeições, na composição de uma alimentação adequada e saudável. Com total de 30 horas-aula, as inscrições serão aceitas até 30 de junho.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde