Outros

Oficina de Design Thinking com foco no projeto e-SUS linha da Vida contou com a participação do Ministério da Saúde

18/08/2021

A oficina promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz capacitou profissionais do Ministério da Saúde para implementação de projetos de forma inovadora no DATASUS.

Nos dias 03 e 04 de agosto, aconteceu a segunda Oficina de Design Thinking, voltada para o projeto e-SUS Linha da Vida. O evento contou com a participação dos profissionais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), com objetivo de aderir novas ferramentas e métodos de inovação para o Ministério da Saúde.

A oficina abordou o uso de ferramentas de inovação, como o design thinking, para alinhar o escopo do projeto e-SUS Linha da Vida, apresentando uma maneira inovadora de iniciar projetos que se integram à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Além disso, capacitou os profissionais para definição de escopo, implementação de projetos e tomadas de decisão.

A Coordenadora Geral de Inovação em Sistemas Digitais, Juliana Zinader, falou sobre a importância das inovações agregadas através da Oficina. “Essa atividade foi ainda mais especial por ter sido baseada em um projeto tão importante e necessário para o Ministério da Saúde, que é o e-SUS Linha da Vida. Esses sistemas, de alguma forma, estão presentes do início ao fim da vida de todo cidadão brasileiro. Tê-los unificados e interoperados à RNDS permitirá o acesso à informação de notificadores, gestores e pesquisadores em saúde”.

Coordenadora-Geral de Inovação, Juliana Zinader.

O evento foi promovido pela equipe do projeto Plano de Ação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com a Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGISD/DATASUS/MS). O projeto compõe o triênio (2021-2023) no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (Proadi-SUS).

Fonte:DATASUS