MEMÓRIA VIVA

Palacete que abriga o Centro Cultural do Ministério da Saúde completa 100 anos

01/03/2023

Situado no Corredor Cultural do Rio de Janeiro (RJ), o palacete do Centro Cultural do Ministério da Saúde foi palco de importantes acontecimentos da história brasileira em diferentes momentos. Para manter essa memória viva, o CCMS lança a nova exposição autoral “Um palacete centenário”. Trata-se de uma viagem no tempo que levará os visitantes a um cenário imponente, construído há cem anos para ser parte de um dos maiores eventos do século passado: a Exposição Internacional do Centenário da Independência.

O palacete nasceu como um pavilhão na mostra internacional de 1922 e se tornou um importante posto de vigilância sanitária durante o restante do século XX.  Mesmo com todas as transformações que o Rio de Janeiro passou no último século, o prédio sobreviveu e hoje abriga o Centro Cultural do Ministério da Saúde, importante equipamento cultural que constrói uma ponte entre arte e saúde.

A mostra permite não só conhecer detalhes da Exposição Internacional, mas também o projeto urbanístico do Rio de Janeiro no começo do século XX, as instituições que o prédio abrigou e a história do CCMS.

“A exposição busca retratar um importante capítulo da história do Rio de Janeiro e do Brasil que queremos que todos conheçam melhor. Os cem anos do palacete são uma excelente ocasião para celebrarmos o legado deste prédio e visitarmos o seu passado, transitando pelo presente e nos projetando para o futuro”, detalha Edileuza Motta, gestora do CCMS.

Além do Centro Cultural, os únicos prédios remanescentes da Exposição Internacional do Centenário da Independência são o Museu Histórico Nacional, a Academia Brasileira de Letras e o Museu da Imagem e do Som. Os interessados também podem conhecer as demais fachadas históricas fazendo uma pequena caminhada pela região.

A exposição “Um palacete centenário” pode ser conferida nas grades externas do prédio do Centro Cultural do Ministério da Saúde. O palacete está localizado na Praça Marechal Âncora - Praça XV, nº 95, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a 400 metros da estação das Barcas, entre o Restaurante Albamar e o Clube de Aeronáutica.

Roda de conversa

O Centro Cultural do Ministério da Saúde também promoveu, em dezembro de 2022, uma roda de conversa sobre os 100 anos do palacete e seu valor para a História do Rio de Janeiro e do Brasil.

No encontro, o CCMS recebeu o professor da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Eduardo Alentejo e o servidor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Mestre em Informação e Comunicação em Saúde Thiago Petra. O debate foi mediado por Fabíola Simoni, responsável pela área de Produção Cultural e Educativo do CCMS.

Fonte:Ministério da Saúde