Saúde e Vigilância Sanitária

Palmas é a primeira cidade da região Norte a receber o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

22/09/2021

A capital do Tocantins, Palmas, foi a primeira cidade da região Norte a receber visita dos técnicos do Ministério da Saúde após o lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento em Saúde. O objetivo é ampliar a formação de especialistas em áreas com menor cobertura, reforçando a assistência à saúde nessas regiões, que são consideradas prioritárias. A região registra as menores taxas de médicos por habitantes no país: 1,27 médicos para cada mil habitantes.

A iniciativa reforça um dos eixos estruturantes do plano previsto neste primeiro ciclo, que é justamente o de apoio institucional. O foco é apoiar a criação, reativação e reestruturação de residências em saúde no Norte do país. A representante da Coordenação Geral das Residências em Saúde, da Secretaria Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Alessandra Castro, viajou a convite da prefeitura e conheceu os programas de residência desenvolvidos pela região, em especial os da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Na ocasião, a técnica dialogou com preceptores, residentes e coordenadores dos programas. "O plano nacional dá condições para que Palmas consolide as suas intenções de ampliação de programas de residência em saúde voltados para as necessidades e prioridades da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Alessandra. O roteiro incluiu a visita a unidades de saúde que são utilizadas como cenário de prática para os residentes, como a Unidade de Saúde da Família da Arno 41 (403 Norte), considerado um importante campo de atuação para esses profissionais que integram os programas da Fesp.

A presidente da Fesp, Marttha Franco Ramos, elogiou a iniciativa e destacou a importância da visita. “Foi muito importante para nós receber um representante do Ministério da Saúde para falar sobre o fortalecimento do programa de residência em saúde e representou uma grande motivação por parte de nossa equipe. Aumentou nossa expectativa quanto à expansão do número de vagas e também quanto à criação de novas residências. Nosso objetivo é investir cada vez mais nos programas de residência em saúde de Palmas/TO”, concluiu Marttha.

Ampliação de oferta de bolsas

Na última semana, a SGTES/MS promoveu seminário on-line para sanar dúvidas sobre o edital de chamamento. O encontro virtual reuniu gestores da região Norte, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Também participaram membros da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Ministério da Saúde
(61) 3315.3580

Fonte:Ministério da Saúde