Saúde e Vigilância Sanitária

Perspectiva do paciente contempla tecnologias para tratamento da hemofilia A; saiba como participar

11/10/2022

Medicamentos para tratamento da hemofilia A são temas que recebem inscrições para a Perspectiva do Paciente até o dia 20 deste mês. Serão priorizadas inscrições de pacientes que tenham tido experiência com as tecnologias mencionadas abaixo. Em razão do público e faixa-etária, os menores poderão ser ouvidos pelo Plenário mediante autorização dos responsáveis. 

  • Chamada n° 39/2022 Emicizumabe para tratamento profilático de pacientes adultos e pediátricos com hemofilia A, moderada ou grave, com anticorpos inibidores do Fator VIII, exceto aquelas em tratamento de indução à imunotolerância.
  • Chamada n° 40/2022 Emicizumabe para tratamento profilático de pacientes pediátricos, de 0 a 18 anos, portadores de hemofilia A, moderada ou grave, sem anticorpos inibidores do Fator VIII.
  • Chamada n° 41/2022 Alfalonoctocogue para tratamento de adultos e adolescentes (acima de 12 anos) com hemofilia A, com anticorpos inibidores do Fator VIII para controle e prevenção de episódios de sangramento e profilaxia perioperatória.

Alfalonoctocogue para tratamento de adultos e adolescentes (acima de 12 anos) com hemofilia A, com anticorpos inibidores do Fator VIII para controle e prevenção de episódios de sangramento e profilaxia perioperatória. 

Na hemofilia A, a manifestação clínica mais frequente é a hemorragia musculoesquelética, que leva a episódios de sangramento nas articulações. A Perspectiva do Paciente abre espaço para que usuários do SUS compartilhem com o Plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) experiências sobre as tecnologias em avaliação ou condição de saúde relacionada.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde