Outros

Pesquisa de satisfação sobre o programa Médicos pelo Brasil deve ser respondida por gestores municipais até 15 de julho

06/07/2023

Imagem da notícia

Arte: Saps/MS


Os gestores municipais de todo o Brasil têm até o dia 15 de julho para responder à pesquisa de satisfação sobre o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). As informações cedidas pelas cidades que aderiram ao programa e receberam médicos, estejam estes em atividade ou já desligados, configuram uma oportunidade valiosa para os gestores de saúde contribuírem com seu conhecimento local, suas experiências e percepções no processo de fortalecimento do SUS e na busca por um melhor acesso à saúde para os cidadãos brasileiros. Além disso, a pesquisa tem o intuito de aprimorar ainda mais as políticas de provimento médico em todo o País.

A avalição, disponibilizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde (MS), está estruturada em questões que tratam sobre as obrigações municipais com relação à adesão ao programa; ao desempenho dos médicos participantes do PMpB; ao cumprimento das atribuições da Adaps e ao desenvolvimento da tutoria clínica pelos contratados da Adaps.

Para responder o questionário eletrônico, o gestor municipal de saúde deve acessar este link. A pesquisa é preenchida de forma rápida e fácil, e todas as informações fornecidas serão tratadas com a mais alta confidencialidade e anonimato. O objetivo é criar um ambiente seguro e acolhedor para que o gestor possa compartilhar suas opiniões abertamente.

O PMpB foi instituído em 2019 e é executado pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps) sob a orientação técnica e a supervisão do MS. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde tem como uma das obrigações supervisionar, no que lhe couber, a gestão da Adaps, nos termos da Lei nº 13.958, de 18 de dezembro de 2019 e no Decreto nº 10.283, de 20 de março de 2020. Sendo, assim, responsável pela avaliação periódica dos serviços prestados e dos resultados alcançados com a execução do contrato de gestão celebrado com a Adaps, para aferição de seu desempenho na execução do Programa Médicos pelo Brasil.

Luciano Marques

Ministério da Saúde


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde