Saúde e Vigilância Sanitária

Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos completa 15 anos

25/06/2021

Nesta semana, o Brasil celebra os 15 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O texto é um importante marco na garantia de acesso seguro e eficaz aos insumos no País.

A política trata, ainda, do desenvolvimento científico e tecnológico relacionados ao uso sustentável da biodiversidade na obtenção de diversos recursos terapêuticos. Também são analisados os benefícios para toda a sociedade, como geração de emprego e renda, qualificação profissional e educacional e fomento a novas atividades industriais.

Para incentivar ainda mais o debate sobre o tema, o Ministério da Saúde promove uma série de webinários durante o ano para discutir e promover novas propostas e desafios para o desenvolvimento da política. Os webinários são realizados em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O primeiro encontro, realizado na última terça-feira (22), contou com a presença do secretário de Ciência Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, do ex-ministro da saúde, José Agenor Álvares, da farmacêutica e ex-colaboradora da pasta, Kátia Torres, e do diretor do Ministério da Saúde mexicano, José Alejandro Almaguer González. O debate foi mediado pelo consultor nacional de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas da OPAS,

O secretário Hélio Angotti destacou que o grande avanço da criação da política é a execução de ações estratégicas para garantir o acesso das pessoas à matéria-prima vegetal de qualidade e a possibilidade de ser atendido por profissionais de saúde capacitados, permitindo a utilização racional de fitoterápicos.

“Estamos construindo um caminho para que o Brasil explore toda sua potencialidade, atendendo a população, impulsionando a indústria de inovação em medicamentos da biodiversidade, gerando empregos, renda e proteção da natureza, evidenciando a responsabilidade da política com a saúde ambiental”, afirmou.

Entre julho e setembro serão promovidos mais três encontros virtuais com os temas “Tradicionalidade e Patrimônio”, “Pesquisa científica como ferramenta no desenvolvimento da Fitoterapia” e “Programa Farmácias Vivas”, que reunirão profissionais, pesquisadores e sociedade.

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde