Outros

Pré-natal de baixo risco é abordado em nova Linha de Cuidado

28/12/2022

Um acompanhamento pré-natal com assistência qualificada pode garantir o desenvolvimento de uma gestação mais segura e saudável para a mãe e a criança. A Linha de Cuidado Pré Natal de Baixo Risco, lançada na quarta-feira (27/12), orienta profissionais de saúde, gestores e cidadãos quanto à identificação de agravos e onde buscar atendimento com perspectiva de redução da mortalidade materna e neonatal.

O registro prévio de gestantes, para identificação dos riscos e início do tratamento em período adequado é uma das estratégias de promoção da saúde materno fetal indicada para ampliar e tornar melhor o acesso. 

O Cuidado Pré Natal de Baixo Risco é o 22º tema tratado no Projeto Linhas de Cuidado (LC), composto por 24 linhas, que disponibiliza a profissionais de saúde, gestores e cidadãos materiais on-line, em plataforma interativa, com referências sobre identificação de agravos e onde buscar atendimento. Acesse a nova LC.

Instruções contidas na nova LC, fundamentadas em evidências técnico-científico, procuram assegurar ao recém-nascido mais saúde, e à mulher, mais segurança e assistência humanizada no parto. Nos dois casos, pretende-se impacto mínimo sobre a saúde materna e, para tanto, são considerados aspectos relevantes ao desenvolvimento infantil, como a saúde emocional da mãe e sua rede de apoio. 

O Planejamento Terapêutico é um do fundamento indicado pela LC para garantir que a gestante receba, em no mínimo seis consultas durante a gravidez, o atendimento necessário, incluindo uma consulta odontológica e uma consulta no puerpério. 

O Projeto Linhas de Cuidado é desenvolvido a partir de três eixos principais: orientar, demonstrar e estabelecer. Parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, e o Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats), o Linha de Cuidados pretende organizar a assistência, com abordagem das ofertas de cuidado realizadas por equipe multiprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS), partindo da padronizando ações e estímulo à comunicação entre as equipes, serviços e usuários da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O material está disponível de forma gratuita e online. Acesse a plataforma e saiba mais sobre o projeto.  

 


Mônica Olis/CCOM-Saps


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde