BIBLIOTECA

Prevenção ao câncer do colo do útero é tema da primeira edição do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde

29/05/2023

A primeira edição do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde em 2023 tem como tema a “Prevenção do Câncer do Colo do Útero”. O documento traz informações e orientações sobre a prevenção e os possíveis tratamentos da doença, além de disponibilizar acesso a outras edições sobre o tema. A publicação também pode ser acessada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde.

Desde o início do ano, a biblioteca produz trimestralmente um boletim temático sobre assuntos relacionados à saúde. A versão virtual fica disponível para amplo acesso e possui viés educativo, sendo voltado para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV), chamados de tipos oncogênicos.

A infecção genital por esses vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para um câncer. Tais alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante realizar periodicamente exames preventivos.

Fonte:Ministério da Saúde