DESTAQUES DA SEMANA

Prevenção às IST, combate à dengue e diálogo com estados e municípios; confira as ações da SVSA essa semana

17/02/2023
Divulgação/MS

Presença na 6ª Conferência Global de Tecnologia Sustentável e Inovação, visita aos laboratórios do Projeto Wolbachia, anúncio da Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para o carnaval e reuniões com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Essas foram algumas das agendas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) nesta semana.

Confira os principais destaques:

  • Segunda-feira (13)

A secretária Ethel Maciel marcou presença na 6ª Conferência Global de Tecnologia Sustentável e Inovação (G-Stic), no Rio de Janeiro. Pela manhã, ela esteve na plenária que debateu a recuperação mundial no pós-pandemia de Covid-19. No fim do dia, participou da mesa “Desafios na Construção de Sistemas de Vigilância em Saúde”.

Ainda na segunda-feira, Ethel visitou os laboratórios construídos com recursos do Ministério da Saúde: o Biobanco Covid-19 e laboratórios do Projeto Wolbachia, uma estratégia de liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses. A bactéria se faz presente em 60% dos insetos, mas não pode ser encontrada naturalmente nos Aedes aegypti.

  • Terça-feira (14)

No segundo dia da 6ª Conferência Global de Tecnologia Sustentável e Inovação (G-Stic), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente falou sobre os desafios da imunização no Brasil, com foco na tecnologia, fabricação e acesso às vacinas. “A falta de planejamento congregada com a total falta de comunicação sobre a importância da vacina nos levou a esse lugar”, declarou, no evento. Ela reforçou, ainda, que o Brasil terá grande ação nacional pela vacinação em 2023 e que a meta é recuperar as coberturas vacinais e a confiança da população.

No mesmo dia, Ethel foi entrevistada pela imprensa sobre o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 para a população Yanomami e outros povos indígenas do Brasil.

Ela finalizou a terça-feira em reunião de acompanhamento com o colegiado da SVSA e, em suas redes sociais, reforçou a importância do uso de máscaras, principalmente em grupos vulneráveis, conforme nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde.

  • Quarta-feira (15)

A participação na 2ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde de 2023 marcou a quarta-feira. Ela foi acompanhada dos diretores da SVSA e apresentou as perspectivas e ações para os 100 primeiros dias da gestão. “O Conass é uma entidade importante para nos ajudar a manter o contato direto e próximo com os secretários e secretárias estaduais de todo o Brasil”, defendeu.

Ethel também marcou presença na 339ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, juntamente com movimentos e entidades do CNS, para discutir o andamento da saúde brasileira. No encontro, ela apresentou ações prioritárias da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente para o conselho. “É o compromisso da SVSA com o controle social”, declarou.

  • Quinta-feira (16)

Na quinta, Ethel Maciel participou da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023 e entrou ao vivo na live do Ministério da Saúde, juntamente com a ministra Nísia Trindade, para anúncio da Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o carnaval. “108 mil pessoas no Brasil têm HIV+ e não sabem. O primeiro passo para prevenção é ter o diagnóstico. Nós precisamos que os nossos jovens saibam da preocupação”, defendeu a secretária.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde