Saúde e Vigilância Sanitária

Prevenção do câncer de colo de útero em mulheres indígenas será tema de webinário

04/10/2022

Uma centena de profissionais de saúde, que trabalham com as populações de comunidades e aldeias dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) do Brasil, terá a oportunidade de aprender sobre como a empatia, a sensibilidade e a abordagem com habilidade são fundamentais para salvar vidas. O webnário “Saúde das mulheres indígenas: cuidado e prevenção ao câncer do colo de útero” acontece nesta quinta-feira (6), com a participação de cinco especialistas e uma líder indígena.

Durante duas horas e meia, uma médica, três enfermeiras e uma técnica da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) vão compartilhar experiências com a abordagem de pacientes, a conquista de confiança e sobre como lidar com limitações técnicas e especificidades culturais. O acesso ao webinário é restrito às equipes dos Dsei.

O evento será realizado pela plataforma Teams e conta, ainda, com a participação da representante da Organização da Mulheres Indígenas de Mato Grosso, a integrante da etnia Guató, Alessandra Alves. A ação é contínua e prevê encontros mensais virtuais para a difusão do conhecimento e a mobilização em prol da prevenção de doenças.

“É a arte de disseminar a informação e de cuidar. Depende de conversa, de orientação, de negociação, requer habilidade, a percepção do contexto”, explica a enfermeira e responsável técnica da Coordenação de Atributos e Promoção da Saúde Indígena da Sesai, Valéria Matilde da Silva. “Trata-se, enfim, de poder fazer o diagnóstico precoce para conseguir a cura para dar mais perspectiva de vida”, completa a profissional.

Valéria opina com a autoridade de quem tem mais de uma década de experiência com a promoção da saúde indígena. “É preciso ir além do que o protocolo prevê, é necessário ser mais do que o profissional, depende de motivação”, relata. “E esse tema é delicado, requer sensibilidade, depende de mobilização e de sensibilização”, acrescenta.

As palestrantes no webinário serão a doutora em saúde pública e coordenadora de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Mônica de Assis; a enfermeira epidemiologista e doutora em oncologia que atua na Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, Maria Beatriz; a enfermeira do Projeto Xingu, Mariana Maciel; e a enfermeira do Dsei Alto Rio Negro, Evellyn Siqueira.

“A expectativa é que essa iniciativa, especificamente, sirva para mobilizar o profissional de saúde sobre a importância da promoção da prevenção do câncer do colo de útero e também do câncer de mama”, diz Valéria. A abertura do evento on-line estará a cargo da coordenadora substituta de Atributos e Promoção de Saúde Indígena da Sesai, Maria Angélica Fontão.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde