Outros

PROADI-SUS: curso de qualificação do cuidado a pessoas com condições crônicas aceita inscrições até 29 de junho

23/06/2022

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) acaba de lançar mais um curso de educação à distância, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Até março de 2023, 1.574 alunos poderão participar da Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS. As inscrições devem ser feitas até as 14 horas da próxima quarta-feira (29).

Voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que costuma ser o nível onde ocorre o primeiro contato do cidadão com o SUS, o curso terá a duração de 121 horas. O objetivo é apoiar e capacitar trabalhadores para fortalecer a APS e qualificar o cuidado das pessoas com condições crônicas (como hipertensão, diabetes) e com fatores de risco (como excesso de peso e sedentarismo) nos municípios do País – já que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apresentam alta incidência no Brasil, sendo responsáveis por mais de 70% das causas de morte.

Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ser profissional da Atenção Primária do SUS em uma das seguintes ocupações: assistente social, cirurgião dentista, técnicos ou auxiliares de saúde bucal, enfermeiro, técnicos ou auxiliares de enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo ou terapeuta ocupacional. Além disso, é requisito ter familiaridade com computadores, internet, e-mails, fóruns, chats e afins; e ter disponibilidade para acesso à internet e computadores por pelo menos três horas semanais.

No curso, os alunos serão incentivados a desenvolver as competências voltadas à prática do cuidado em saúde, à tomada de decisão clínica e à gestão dos serviços da APS. Confira mais informações na página da inscrição aqui.

Sobre o PROADI-SUS 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

SERVIÇO
Curso de aperfeiçoamento EaD: Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS

Inscrições: até 29 de junho de 2022
Duração e carga horária: de julho de 2022 a março 2023 - 121 horas
Público-alvo: Profissionais da assistência da APS
Inscreva-se pelo site

Nucom/Saps


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde