NOVA GESTÃO

Professora e pesquisadora Isabela Cardoso assume Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

13/01/2023
Professora e pesquisadora Isabela Cardoso assume Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Administração Pública pela UFBA, Isabela Cardoso de Matos Pinto é a nova secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde.

Além disso, na universidade da Bahia, a nova secretária foi chefe de departamento, membro do colegiado de pós-graduação, vice-diretora e, entre 2013 a 2021, foi diretora do Instituto de Saúde Coletiva. Foi também Superintendente em Recursos Humanos na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no período 2007-2009, onde foi responsável pela formulação da Política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e implementação da mesa de negociação do SUS. Ao retornar para o Instituto de Saúde Coletiva em 2009, construiu uma perspectiva de trabalho frente aos desafios da gestão na saúde, e tornou o trabalho e educação como área de estudo e linha de pesquisa.

Isabela é membro do Colegiado de Coordenação do GT Trabalho e Educação na Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), organização de apoio ao ensino, pesquisa, cooperação e prestação de serviços no campo da saúde pública. A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina, além de realizar atividades internacionais.

A nova secretária é Coordenadora Geral do Observatório de Análise Política em Saúde, onde lidera os seguintes eixos de pesquisa: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, Trabalho e Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde. Durante a caminhada profissional, Isabela também se tornou líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Trabalho, Educação e Gestão em Saúde.

Tem experiência na área de políticas sociais, com ênfase em Saúde, e atua principalmente nos seguintes temas: processo decisório, ciclo de política, gestão, monitoramento e avaliação em saúde, políticas públicas e política de saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, recursos humanos em saúde.

Fonte:Ministério da Saúde