Saúde e Vigilância Sanitária

Profissionais de Vitória (ES) participam de capacitação da Força Nacional do SUS com simulação realística

11/11/2021
Fernando Brito

Mais de 260 profissionais do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Força Nacional do SUS tiveram uma manhã de desafios nesta quinta-feira (11), no município de Serra, no Espírito Santo. Eles participaram de uma simulação realística de um acidente grave de trânsito envolvendo várias vítimas. A experiência foi realizada no Pavilhão de Carabina, no município capixaba. O local se tornou um grande laboratório a céu aberto com viaturas do SAMU, Corpo de Bombeiros, de controle de trânsito, além de um helicóptero de resgate.

O experimento contou ainda com carros capotados, veículo incendiados, motocicletas e estudantes de medicina que atuaram como vítimas no teste. A experiência faz parte de um treinamento chamado Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), realizado pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é capacitar esses profissionais para a adoção de condutas assertivas em situações de emergência graves que envolvem várias vítimas.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve no encerramento das atividades do curso, um atendimento mais rápido e mais qualificado pode salvar mais vítimas em catástrofes e incidentes graves, como o exemplo usado no experimento. "O Governo Federal tem investido fortemente nesta política pública, que salva vidas, e na qualificação dos recursos humanos. Queremos levar a qualificação para os jovens profissionais de saúde que estão na linha de frente. Esse experimento é a certeza que de forma qualificada, nós, os gestores públicos, trabalharemos para que as políticas públicas tenham concretude", destacou.

Ao todo, 267 profissionais de saúde do estado foram treinados durante três dias em várias experiências, palestras e simulações em ambientes controlados para que estejam preparados para situações que possam envolver várias vítimas, como grandes eventos, catástrofes, incêndios, desastres naturais, entre outros. Os primeiros minutos de ação das equipes de saúde são fundamentais para que a situação seja controlada e para que as vítimas recebem o primeiro atendimento.

Em 2021, dois estados foram escolhidos para receberem o treinamento: Espírito Santo e Amazonas, por conta da grande incidência de chuvas e enchentes nas regiões. No Amazonas, a capacitação acontece entre 25 e 27 de novembro. A principal meta é integrar a qualidade da resposta de todos os envolvidos e garantir o preparo pré-hospitalar de cada região. A resposta rápida reduz os riscos, melhora o atendimento e pode minimizar o número de mortes. Até hoje, mais de 1,4 mil profissionais já foram capacitados pelo IMV em todo Brasil.

Força Nacional do SUS

A capacitação em Vitória marca os 10 anos da Força Nacional do SUS. Desde 2011, ela é responsável por medidas de prevenção, assistência e controle de situações epidemiológicas, desastres naturais ou situação de desassistência à população, quando se esgota a possibilidade de resposta ou é necessário um apoio ao estado ou município. Ao longo desses anos, a Força atuou em mais de 53 missões com 500 voluntários, como no enfrentamento do momento mais crítico da pandemia da Covid-19 em Manaus e em outros estados.

SOS de Ponta

Para fortalecer ainda mais a qualificação dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde lançou o SOS de Ponta, no mês passado. Com investimento de R$ 14,3 milhões, o objetivo é capacitar cerca de 10 mil profissionais de saúde no atendimento em situação de urgência, emergência e catástrofes.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde