SAÚDE DA MULHER

Profissionais do Mais Médicos recebem treinamento para implante do DIU

04/12/2023
internet

A partir deste mês, 1.340 municípios de todo o país contarão com um reforço na saúde da mulher. Os 3,4 mil médicos que participaram do Módulo de Acolhimento de Avaliação (Maav) do programa Mais Médicos foram capacitados para o implante do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre nas unidades de saúde onde forem atuar. A técnica foi ensinada na oficina "Saúde das mulheres na APS - fortalecendo a qualidade do cuidado" - concluída na semana passada - e que abordou ainda outros temas como justiça reprodutiva e dignidade menstrual.  

A colocação do DIU é uma demanda recorrente na rede pública, como um recurso que evita a gravidez indesejada. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, em 2022 foram implantados 52.119 DIUs em unidades de todos os estados do país. Até abril deste ano, o total foi de 14.894.  

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os direitos sexuais e reprodutivos merecem total atenção na atual gestão: "Os direitos reprodutivos são prioridade em uma visão de saúde integral das meninas e mulheres”, diz a ministra. 

O treinamento para colocação do DIU, um método contraceptivo seguro e de longa duração, aconteceu em Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Especialistas de todo o país realizam treinamento teórico e prático com os médicos do programa. Todo o instrumental necessário para a aplicação como o kit descartável de inserção, o próprio dispositivo intrauterino e uma pelve de silicone foram usados nas aulas. 

A consultora técnica da Coordenação da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Bruna Grasiele Nascimento, observa que a oficina foi integrada ao Maav a fim de que os novos profissionais aprimorem o olhar sobre a saúde integral e possam contribuir com a redução das iniquidades históricas e garantir a saúde das mulheres e pessoas com útero. 

Para Bruna, a oficina para a inserção do DIU promoveu um diálogo apurado e coletivo entre trabalhadores do SUS - especialistas e profissionais do Mais Médicos.  “Isso assegura que as pessoas que buscam os serviços tenham a possibilidade de ser atendidas por profissionais que as apoiem nas escolhas. E sejam informadas sobre o que é melhor para sua realidade, em relação ao cuidado e à contracepção, especialmente”, pontua. 

Desconstruindo mitos 

A consultora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, Priscila Brito, ressalta, ainda, que o aprendizado é fundamental para desconstruir alguns mitos em relação ao DIU, apontado por parte do público feminino como um contraceptivo pouco eficaz e que traria incômodos a quem usa. 

“O Maav nos dá essa oportunidade de enfrentar esses mitos e aproximar os médicos da técnica. Ensiná-los a como fazer o acompanhamento adequado, orientar as mulheres e organizar as equipes para garantir o acesso”, finaliza a consultora.

Mais Médicos

Após um mês de acolhimento nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, os intercambistas e brasileiros formados no exterior participantes do Mais Médicos concluíram o módulo de acolhimento na semana passada. Agora, os mais de 3 mil médicos estão aptos para iniciar as atividades em saúde. 

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o programa já bateu recorde de profissionais em atuação desde a sua criação há dez anos. A prioridade é garantir assistência e acesso à saúde para a população em municípios de maior vulnerabilidade social, regiões de fronteira e vazios assistenciais, na região da Amazônia Legal e periferias das grandes cidades. A retomada do Mais Médicos garantirá o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Fonte:Ministério da Saúde