Outros

Queiroga vacina contra a gripe em posto de saúde de Brasília (DF)

18/08/2021
Myke Sena/ MS

Enquanto a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança em todo o país, uma outra vacina também precisa chegar ao braço dos brasileiros: a Influenza. Para incentivar essa imunização, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tomou a vacina da gripe nesta terça-feira (18) em um posto de saúde em Brasília (DF).

O ministro destacou a importância da vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é um dos mais conceituados do mundo, justamente pela ampla cobertura vacinal de várias doenças evitáveis por vacina. Uma delas é a gripe. É necessário que a população se vacine”, ressaltou.

Ao todo, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza para estados e Distrito Federal. Cerca de 57,4 milhões já foram aplicadas em todo o país. A pasta intensificou a campanha e a recomendação para que as pessoas procurem as unidades de saúde. Além disso, a vacinação contra a gripe foi ampliada para a população em geral, após a imunização por grupos prioritários. Para quem tomou a vacina Covid-19 recentemente, a orientação é respeitar um prazo de 14 dias para tomar a vacina da gripe.

O ministro recebeu a vacina das mãos do secretário de saúde do Governo do Distrito Federal, Osnei Okumoto. “É muito importante porque temos a vacina disponível e uma síndrome gripal pode ser problemática, principalmente, nessa época de temperatura muito fria e que a transmissão da doença de uma maneira muito intensa. A vacina é a melhor solução”, disse.

Vacinação contra a Covid-19

Durante a passagem pelo posto de saúde, Queiroga vacinou contra a Covid-19 a deputada Mariana Carvalho. “Momento muito emocionante, ter a oportunidade de receber essa dose de esperança por meio das mãos do nosso ministro da Saúde. Sinto-me renovada. Que a população também possa ser incentivada a tomar a primeira dose, e quem já tomou a primeira não deve deixar de tomar a segunda”, afirmou a deputada ao tomar a segunda dose da vacina Covid-19. O ministro aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de que a segunda dose seja tomada pela população.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde