Saúde e Vigilância Sanitária

Região Norte recebe mais de 213 mil testes para expansão da testagem contra a Covid-19

17/09/2021
Laísa Queiroz

As capitais do Amapá, Macapá, e de Rondônia, Porto Velho, foram escolhidas para representar a região Norte do Brasil no lançamento do Programa Nacional de Expansão da Testagem Contra a Covid-19, na manhã desta sexta-feira (17). Foram mais de 213 mil testes enviados neste primeiro momento para os sete estados da região. O evento ocorreu de forma simultânea nas cinco regiões do país e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde em cada uma das seis cidades.

Na capital amapaense, representando a Pasta, o secretário-executivo Rodrigo Cruz afirmou que o trabalho integrado entre União, estados e municípios é essencial para que a estratégia de testagem alcance os resultados desejados, que é a identificação e o isolamento dos casos positivos, assim como o rastreamento dos contactantes da pessoa infectada.

"Os testes rápidos de antígeno chegam a 98% de eficácia. Neste cenário que vivemos hoje, mais arrefecido da pandemia, no qual as pessoas tendem a circular mais, a testagem com o teste rápido é essencial para que possamos isolar os eventuais casos positivos e orientá-los para o caso de proceder caso manifestem positivo. Continuem firmes como sempre continuaram, porque estamos chegando na reta final", disse Cruz.

Rondônia
Em Porto Velho, o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Raphael Parente, ressaltou que a agilidade proporcionada pelo teste rápido de antígeno é fundamental como parte da estratégia de diagnosticar rapidamente a doença e promover ações quanto ao isolamento e tratamento de quem contraiu a Covid-19.

"O nosso objetivo é chegar numa situação em que os testes representem, no máximo, 5% positivos. Agora a gente está testando o público assintomático, porque a pessoa com sintomas não é testada em estacionamento de um supermercado, como nós estamos aqui, ela é testada numa Unidade Básica de Saúde (UBS)", explicou o secretário.

Ao longo do dia, foram feitos 161 testes, dos quais nove deram positivos. Destes, seis coletaram material para a realização do exame RT-PCR.

Raimundo Alves Carvalho, 71 anos, dono de uma chácara nos arredores de Porto Velho, foi uma das pessoas que decidiu sair cedo de casa para fazer o teste. Ele foi a primeira pessoa a chegar no ponto de testagem, localizado na Zona Leste da cidade, e realizou a testagem pela primeira vez. Com sintomas como dores de cabeça e dor no corpo, Raimundo suspeitou que pudesse ser Covid-19, mas foi um dos 152 resultados negativos do dia.

"Eu já tive sintomas outras vez, mas não fiz o teste para saber se peguei ou não a doença. Desta vez, como tinha o teste aqui e de graça, eu resolvi vir. Se fosse pago, não poderia fazer. Já me vacinei com as duas doses e estou esperando chegar a hora da terceira", disse o chacareiro.

Ministério da Saúde
Fernando Caixeta
Henrique Jasper

Fonte:Ministério da Saúde