Saúde e Vigilância Sanitária

Residentes e egressos têm até 30 de outubro para inscrição em estágio com atuação na Região Norte do País

30/09/2022

Residentes e egressos de programas de residência das áreas de medicina, enfermagem, educação, física, fisioterapia, biomedicina, odontologia, nutrição e psicologia têm até o dia 30 de outubro para realizar inscrição no edital que vai selecionar estagiários que atuarão na Região Norte do país, atendendo populações ribeirinhas.

Os profissionais precisam ser credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS). O estágio, com duração de 30 dias, totaliza 250h e ocorre de janeiro a outubro de 2023. A atuação envolve três fases:

- Fase preparatória com 10 horas de curso EaD;
- Estágio com 60h de inserção semanal, tanto teórico quanto prática, junto às Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF) e Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR) da região a ser atendida;
- Pós-vivência com a entrega de relatório final com diagnóstico situacional da saúde das populações, planos de cuidados propostos e apresentação de um caso clínico de maior impacto para a formação.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição neste link para residentes e neste link para profissionais egressos.

A cada mês serão oferecidas até 15 vagas para residentes e até sete vagas para egressos. Essa oferta está condicionada à disponibilidade das Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF) e Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR), na Região Norte do país. A vivência de estágio está atrelada à realização e aprovação da etapa preparatória, que inclui a formação do curso em Educação a Distância.

A ação é mais um avanço na execução do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, voltado à valorização e qualificação de residentes, corpo docente-assistencial, gestores de programas de residência e ao apoio institucional de programas de residência em saúde no Brasil. A iniciativa destina-se a fortalecer o processo de ampliação e qualificação da força de trabalho especializada, com vistas às necessidades do SUS.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde