Outros

Saiba como participar da pesquisa NutriNet Brasil sobre saúde, alimentação e nutrição

15/10/2021

Crédito: Guia Alimentar da População Brasileira

O que costuma ter no seu prato? É isso que a pesquisa NutriNet Brasil, uma parceria entre o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) e o Ministério da Saúde, que saber. O estudo inédito sobre a saúde alimentar no país está em busca voluntários.

A pesquisa vai investigar os principais padrões alimentares praticados pela população brasileira e sua relação com o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Serão acompanhados 200 mil adultos, de todas as regiões do país, por um período mínimo de 10 anos.

O formato é bem simples: a participação dos voluntários será 100% on-line e solicitada apenas a cada três meses. “Esta será uma das maiores pesquisas sobre alimentação já realizada no país, e é muito importante que o maior número de cidadãos participe”, convida a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini. “É por meio de dados como esses que podemos formular as políticas públicas mais adequadas e avançar na saúde dos brasileiros”, pontua.

Como se inscrever

Para participar do NutriNet, é preciso residir no Brasil, ter no mínimo 18 anos e contar com acesso à internet. A participação é voluntária e exige que a pessoa realize um cadastro simples clicando aqui.

Na sequência, uma mensagem para validar a inscrição é enviada ao e-mail informado, e o participante já poderá iniciar o preenchimento do questionário inicial, que leva em média cinco minutos.

Após essa etapa, a participação na pesquisa consistirá no preenchimento de questionários mais detalhados sobre o estado de saúde e a alimentação do indivíduo a cada 90 dias. Toda a comunicação é feita por e-mail ou SMS, que avisam periodicamente quando novos questionários estarão disponíveis para preenchimento.

Laísa Queiroz
Ministério da Saúde


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde