SAÚDE MENSTRUAL

Saiba o que é a menstruação, quando ela acontece e quais as principais características

24/01/2023
Internet

Na segunda publicação da série especial "Saúde da Menstrual", entenda o que é a menstruação, quando ela acontece, quais as principais características e os sintomas mais comuns. O objetivo é orientar mulheres sobre os cuidados com a própria saúde.

Processo natural do corpo da mulher, a menstruação marca o início da puberdade e é caracterizada pelo sangramento causado pela descamação do útero quando não há fecundação. É nesse processo de amadurecimento que ocorre o aumento gradual na secreção de determinados hormônios, que começa em torno dos 8 anos de idade.

A menarca, nome dado à primeira menstruação, ocorre geralmente entre 11 e 16 anos. A partir dela, todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo. Quando não ocorre, o endométrio se desprende do interior do útero.

Alguns dias antes da menstruação, a mulher apresenta os primeiros sintomas da Tensão Pré-Menstrual, popularmente conhecida como TPM. Trata-se de uma síndrome causada pela variação hormonal, que acontece durante o período pré-menstrual, especificamente uma alteração iniciada após o período ovulatório. Essa mudança pode interferir no sistema nervoso central, causando uma série de sintomas.

Em algumas mulheres, duram dias antes da menstruação, em outras, se estendem durante o fluxo menstrual, se encerrando com o fim dele. Alguns sintomas de TPM são: cólicas, dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, retenção de líquido, irritabilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada, falta de apetite e até depressão.

Entretanto, não é necessária a ocorrência de todos esses fatores para caracterizar a síndrome. Durante o ciclo menstrual, que engloba o ciclo do endométrio/uterino e ciclo ovariano, a variação nos níveis hormonais de estrogênio e progesterona provoca alterações no endométrio, que é preparado para a fecundação do óvulo. Como existem receptores hormonais em outros órgãos, esse processo pode causar diversos sintomas, a depender da fase do ciclo.

Periodicidade, intensidade e duração, são as três principais características da menstruação:

  • A periodicidade corresponde ao intervalo entre um fluxo e outro;

  • A intensidade refere-se à quantidade de sangue que é liberada a cada menstruação;

  • A duração é o número de dias que a menstruação dura; grande parte das mulheres apresenta fluxo com duração entre 3 e 7 dias.

É comum evacuar mais e também ter um aumento da frequência urinária nos dias de fluxo menstrual, por questões hormonais. Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce. A menopausa é reconhecida após 12 meses da sua ocorrência e marca a transição entre o período reprodutivo da mulher e o não reprodutivo. Depois desse processo, não ocorrem mais ciclos menstruais e, na grande maioria das vezes, a mulher não pode mais ter filhos.

No entanto, pode acontecer que, após alguns meses de falha da menstruação, a mulher tenha a falsa impressão de estar na menopausa. Esse período é chamado de pré-menopausa ou climatério e é marcado por ondas de calor. Nesse contexto, é possível que, com a liberação de um óvulo no mesmo período de uma relação sexual desprotegida, ocorra uma gravidez.

Fonte:Ministério da Saúde