Outros

Saps visita Ivaiporã/PR para conhecer estratégia de fortalecimento da APS local

09/08/2021

Representantes do Ministério da Saúde estiveram, na última quinta-feira (5), no município de Ivaiporã, no Paraná, para apresentação da estratégia Mais Cuidado Mais Saúde, proposta pela Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã. Trata-se de projeto regional piloto para fortalecimento da atenção primária e apoio da rede de atenção secundária dos 16 municípios de pequeno porte da 22ª Região de Saúde do estado.

A estratégia conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems/PR) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã (CIS).

A capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o entendimento do modelo de atenção às condições crônicas, das Linhas de Cuidado e da estratificação de risco - além do apoio à APS no aperfeiçoamento das ações de promoção de saúde e implementação de planos de cuidado individualizado, de forma a fortalecer o cuidado compartilhado, estão entre os objetivos da estratégia. 

"O Ministério da Saúde parabeniza a 22ª região pelo consórcio entre os municípios e por essa responsabilidade solidária com a saúde da população da região. Apoiaremos o projeto apostando em seu desenvolvimento, para que ele também sirva como experiência de fortalecimento de outras regiões do país”, afirmou a diretora de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (Desf/Saps/MS), Renata Maria de Oliveira Costa.

A secretária municipal de saúde de Ivaiporã e vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão, conta que a estratégia é resultado de processo realizado em 2019 com ampla participação das equipes técnicas e de gestão dos 16 municípios da 22ª região de saúde de Ivaiporã: “Ao assumir a secretaria, me deparei com uma região unida e fortalecida, mas com municípios de pequeno porte com vários indicadores de saúde frágeis, precisando de apoio. Montamos uma estratégia e com ela vamos qualificar as equipes da atenção especializada do consórcio para trabalharem de maneira integrada com as equipes da atenção primária”.

O prefeito do município de Ivaiporã, Carlos Gil, também aposta no mesmo: “O programa soma muito para qualificar os profissionais de saúde. Nosso grande objetivo é que 80% das pessoas que procuram as Unidades Básicas de Saúde tenham resolutividade aqui mesmo, na atenção primária, e que cada vez menos mandemos pessoas para a saúde especializada. Isso significa mais saúde pra população e mais força pro SUS”.

Veja as fotos do evento clicando aqui.

Agenda Saps em Ivaiporã
Nos dias anteriores ao lançamento (3 e 4/07), mais técnicos do Ministério da Saúde estiveram no estado paranaense, em visita a estabelecimentos de saúde dos municípios de Ivaiporã e Cândido de Abreu. Na ocasião, percebeu-se uma forte articulação regional com o consórcio intermunicipal. "O diagnóstico realizado pela nossa equipe ministerial envolveu a constatação de boas equipes técnicas, a clareza nos diagnósticos locais, além do foco na qualificação da rede de atenção à saúde, priorizando a rede da APS com apoio do MS, OPAS, Cosems e Conasems, afirmou o técnico da Coordenação Geral de Garantias dos Atributos da APS (CGGAP), Webster Pereira.


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde