Saúde e Vigilância Sanitária

Saúde abre consultas públicas de práticas odontológicas

21/03/2022

Com o intuito de fomentar a participação social, especialmente dos profissionais de odontologia, o Ministério da Saúde lançou mais duas consultas públicas sobre a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde (APS). Com isso, o público pode avaliar as recomendações das diretrizes, conforme o cronograma abaixo:

Diretriz para prática clínica odontológica na APS: Manejo de ausências dentárias posteriores

De 14 de março a 4 de abril

Contribua aqui

Diretriz para prática clínica odontológica na APS: Tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos

De 21 de março a 11 de abril 

Contribua aqui

No caso do manejo de ausências dentárias posteriores, a diretriz fornece recomendações sobre a indicação ou não da confecção de próteses dentárias em indivíduos parcialmente edentados (sem dentes) posteriores, considerados como “arco reduzido” e “extremamente reduzido”. 

“Esse documento terá o potencial de diminuir a indicação de próteses desnecessárias para usuários, indicando outros tratamentos possíveis e menos invasivos, a depender do caso”, pontua o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Mendes Carvalho.

Já no tratamento da gengivite induzida por biofilme em adultos, o intuito é dar apoio aos profissionais para o delineamento do plano terapêutico singular para cada caso. “A gengivite é um dos agravos bucais mais prevalentes no cotidiano das equipes que atendem na APS, ou seja, é recorrente na população. Isso sugere que os profissionais devem se atentar para as formas mais ágeis e eficientes de lidar com a questão”, explica.

As propostas integram o projeto inédito de construção de 22 Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.

As primeiras consultas públicas lançadas foram relativas às seguintes quatro primeiras diretrizes: Tratamento em Gestantes, Recomendações para Higiene Bucal na Infância, Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Decíduos e Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Permanentes. As duas últimas estão abertas até 28 de março.

Saúde bucal no SUS

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços odontológicos desde a Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal presentes em unidades básicas de saúde (UBS), que contam com a Estratégia Saúde da Família e nas unidades odontológicas móveis. 

Além desses serviços, os brasileiros contam com os Centros de Especialidades Odontológicas, os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária e atendimento odontológico em ambiente hospitalar.

Para saber onde fica o serviço odontológico mais próximo, consulte o aplicativo Conecte SUS, clique em “Serviços” e, em seguida, em “Saúde bucal”. E para ler mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal, acesse aqui.

Laísa Queiroz

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde