Outros

Saúde apresenta situação epidemiológica da tuberculose em webinar

24/03/2021

Nesta quarta-feira (24/03), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Ministério da Saúde promoveu um webinar para apresentar a situação epidemiológica da doença no país, oficializando a publicação do Boletim Epidemiológico Tuberculose 2021, com os dados atualizados de 2020. A atividade integra a Semana de Mobilização e Luta contra a doença, que reforça a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da tuberculose.

Com o tema “Juntos pelo fim da Tuberculose”, o seminário virtual contou com a participação do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) da pasta, Arnaldo Medeiros. O gestor ressaltou os desafios enfrentados no combate à doença. “Pensar em tuberculose é extremamente importante, temos que garantir o acompanhamento adequado e promover o tratamento integral dessa doença para avançar cada vez mais na área”, destacou.

A coordenadora-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas, Fernanda Dockhorn, apresentou o panorama da doença no país. De acordo com o Boletim, a tuberculose é a 4º causa de mortes por doenças infecciosas no Brasil. Entre as pessoas com HIV/AIDS, é a principal causa de morte.

PANORAMA NACIONAL

O Brasil está entre os 30 países considerados de alta infecção de tuberculose e coinfecção TB-HIV, considerado prioritário para o controle da doença no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora tenha sido observada uma tendência de queda constante entre os anos de 2011 e 2016, a incidência de tuberculose no país aumentou entre 2017 e 2019. 

Em 2020, foram registrados 66.819 casos novos de tuberculose no país, com Amazonas, Rio de Janeiro e Acre entre os estados que apresentaram a maior incidência. Entre os estados com maior número de óbitos em 2020, estão o Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

Os dados completos sobre a doença no país estão disponíveis no Boletim Epidemiológico Tuberculose 2021.

Programação especial de seminários

Uma série especial de seminários virtuais, nesta semana, terá a participação de profissionais especialistas na área de vigilância, para abordar os cenários da tuberculose no país. As atividades são online, com acesso livre ao público. Ainda nesta quarta-feira (24), a partir das 17h, haverá um novo webinar para discutir o tema “Eliminando a Tuberculose como problema de saúde pública no Brasil”, que pode ser acompanhado neste link: http://mediacenter.aids.gov.br/

Saiba mais: Ministério da Saúde promove Semana de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

Angélica Mengue

Ministério da Saúde
(61) 3315-3587 / 3580

 

Fonte:Ministério da Saúde