Outros

Saúde com Agente: programa do Governo Federal vai capacitar 200 mil profissionais em todo Brasil

22/06/2022
Walterson Rosa-MS

Cerca de 200 mil agentes de saúde com formação técnica para novas áreas de atuação em todo Brasil: esse é o objetivo do programa Saúde com Agente, iniciativa do Governo Federal. Nesta quarta-feira (22), começaram as aulas para os profissionais inscritos. Com investimento de mais de R$ 388 milhões, os cursos irão ampliar a ação desses agentes que são fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao anunciar o lançamento dos cursos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que recursos humanos são parte fundamental da eficiência e da capacidade da assistência em saúde. "Parte importante desses recursos humanos são os agentes comunitários de saúde. Eles são os olhos do SUS na casa dos milhões de brasileiros. Nada mais justo que valorizá-los e capacitá-los para levar atenção em saúde e um atendimento mais eficaz na ponta", disse.

"É um curso que vai ajudar a modernizar nosso SUS por meio da ciência, técnicas, habilidade e atitudes. É esse o tipo de atendimento que nós queremos, com pessoas compromissadas com nosso País", acrescentou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hélio Angotti Neto.

As capacitações serão no formato semipresencial, com duração de 1.275 horas e, no mínimo, 10 meses. O Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país. O Programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Como será

O Saúde com Agente tem como objetivo a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania no SUS. O aperfeiçoamento da atuação desses profissionais é fundamental para prevenção de doenças e no cuidado com as pessoas, por meio da observação do dia a dia das famílias e do cotidiano das comunidades. Durante o período de seleção, encerrado em abril, mais de 236 mil agentes comunitários se inscreveram para as capacitações.

O conteúdo completo dos cursos Saúde com Agente estará disponível na internet, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para acesso, basta o uso de CPF e senha cadastrados no ato da matrícula. As teleaulas também são acessíveis por meio da televisão no Canal Mais Conasems, canal de TV aberto que é de acompanhamento livre e que requer o uso de antena parabólica ou de receptor de satélite.

Durante as aulas na plataforma AVA, os alunos estarão sob o acompanhamento de tutores responsáveis por orientar o uso dos recursos on-line e também pelo esclarecimento de dúvidas. A programação do curso prevê discussões em fóruns virtuais e avaliações de desempenho dos alunos. Apesar do acesso ao conteúdo ser livre, só os matriculados terão direito a certificado de conclusão dos cursos.

Paulo Marcial e Nathan Victor

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde