Outros

Saúde e Fiocruz lançam curso de autocuidado e literacia para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas

30/01/2023

Imagem da notícia

Com o objetivo de capacitar profissionais da Atenção Primária, o Ministério da Saúde e a Fiocruz acabam de lançar o curso Autocuidado em Saúde e a Literacia para a Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças Crônicas na APS, que está com inscrições abertas. Para apresentar a proposta, professores e técnicos das duas instituições promoverão um webinário no dia 31 de janeiro.

O objetivo é apresentar estratégias e possibilidades de intervenções, que serão aprofundadas no curso, para trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), como médicos, enfermeiros, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, entre outros. A capacitação online e gratuita de 60 horas possibilitará a qualificação na comunicação em saúde, de modo que profissionais e usuários possam compartilhar informações sobre estilo de vida.

O webinário, que também conta com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), começa às 14h, com a seguinte programação:

14h – 14h10: Abertura (Ministério da Saúde, Opas, coordenação do curso)
14h10 – 14h40: Palestra “Perspectivas”: Da Literacia para a Saúde ao Autocuidado, no contexto da Promoção da Saúde e o papel da Salutogênese (Drª Rosane Aparecida de Sousa – UFTM e Drª Ana Luiza Braz Pavão – ICICT/Fiocruz)
14h40 – 15h: Apresentação do curso na plataforma do campus virtual
15h – 15h20: Debate/dúvidas do público (Moderadoras: Drª Rosane Aparecida de Sousa – UFTM e Drª Ana Luiza Braz Pavão – ICICT/Fiocruz)
15h20 – 15h30: Encerramento (Ministério da Saúde, Opas, coordenação do curso)

A transmissão será ao vivo pelo canal do DataSUS no YouTube. Para se inscrever no curso, clique aqui.

Laísa Queiroz/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde